Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Terça - 01 de Março de 2011 às 19:34

    Imprimir


O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Antonio Azambuja, recebeu nesta terça-feira (01.03), o presidente da Federação Mato-Grossense de Deporto dos Cegos, Marcino Oliveira, juntamente com representantes da Associação Mato-grossense dos Cegos (AMC) e Associação Rondonopolitana de Deficientes Visuais (AMC), que reivindicaram políticas públicas direcionadas aos atletas paraolímpicos residentes no Estado.

Durante a reunião, o secretário declarou apoio aos deficientes visuais. “Estaremos buscando mecanismos para fomentar a prática esportiva entre os deficientes visuais. Há uma grande lacuna a ser preenchida com cursos de capacitação e outros benefícios socioculturais“, enfatizou.

Recursos para realização do campeonato nacional de Goalball, que ocorre nos meses de novembro e dezembro, também foi solicitado ao secretário. “Queremos ver com o secretário a possibilidade de disponibilizar a própria Secretaria de Esportes para a realização deste campeonato”, explicou o presidente da Federação dos Cegos.

Marcino Oliveira reivindicou ainda a viabilização de recursos para atender o calendário esportivo de 2011 e também  materiais esportivos para os jogos de Goalball, além disso, a implementação de um curso para capacitar os professores acadêmicos de educação física.

GOALBALL

O "goalball" é o único esporte criado especificamente para deficientes visuais. Criado na Alemanha em 1964, o jogo é praticado por três atletas classificados como BI (cego), B2 (percepção de vulto) e B3 (definição de imagem). Todos os jogadores devem estar com os olhos vendados para que nenhum tenha vantagem sobre o outro. A área para as disputas tem as mesmas dimensões de uma quadra de vôlei, com uma trave em cada extremidade, medindo sete metros de comprimento por 1,35 m de altura. As bolas oficiais possuem guizos no interior. Cada equipe joga com três componentes, que jogam com a mão em direção ao adversário com a finalidade de marcar o gol.





Fonte: Seel-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/100521/visualizar/