Governador assina termo de cooperação técnica entre a Sedtur e Unemat
O Governo do Estado, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), assinam nesta segunda-feira (28.02), às 15h, no Palácio Paiaguas, um termo de cooperação técnica que estabelece ações conjuntas para o fomento do turismo em todo o Estado.
“Essa parceria vai possibilitar a capacitação e qualificação de profissionais para receberem os turistas na Copa do Mundo de 2014 e também no campo da pesquisa, onde a Unemat terá um papel fundamental na realização do inventário turístico dos municípios mato-grossenses”, destacou a secretária de Turismo, Teté Bezerra. Ela acrescentou ainda que a Unemat é uma das mais importantes reservas intelectuais de Mato Grosso.
O termo que será assinado também pelo governador Silval Barbosa, será amplo e oportunizará a discussão e efetivação do projeto que visa inserir as etnias no roteiro turístico de Mato Grosso. A ideia é preparar os índios e quilombolas para receber o turista em sua comunidade. “A Unemat é fundamental nisso, pois ela pode fazer essa capacitação por meio de seus cursos de turismo e agronomia”, disse Teté Bezerra.
Além do turismo étnico, o turismo rural também deve ser impulsionado pela Copa do Mundo de 2014. “Já começamos a desenvolver projetos que visam o fomento do turismo rural em algumas regiões do Estado. Além da questão econômica, o turismo rural e étnico tem um papel de promover a inclusão social e a preservação e divulgação da nossa história”, conclui a secretária.
Comentários