Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 25 de Fevereiro de 2011 às 15:13

    Imprimir


As vendas do varejo brasileiro tiveram crescimento de 6,9% em janeiro, na comparação com o mesmo mês de 2010, e deve ter aumento real (descontada a inflação) de 8,7% em fevereiro, de acordo com perspectivas do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo).

O IAV (Índice Antecedente de Vendas), elaborado pelo IDV, é um antecedente da atividade de varejo, e estima a perspectiva de crescimento real do mês seguinte, comparando o mesmo período ano anterior. O intuito do indicador é projetar expectativas para os próximos meses e, assim, servir de base de informação para a tomada de decisão dos executivos do varejo.

A previsão para os próximos dois meses também é de expansão das vendas reais, de 6,1% em março e de 7,7% em abril, ante os respectivos períodos de 2010.

O segmento de bens duráveis, como móveis, eletrodomésticos e materiais de construção, é o que espera as maiores taxas reais de crescimento, com 14,4% em fevereiro, 10,2% em março e 15,5% em abril.

Já o segmento de bens semiduráveis, como vestuário, calçados, livrarias e artigos esportivos, projeta um crescimento real menos acelerado, com índices de 6,9% em fevereiro, 5,4% em março e 5,9% em abril. Por fim, o varejo de não duráveis, como super, hipermercados, farmácias, drogarias e perfumarias, prevê taxas menores de crescimento real no próximo trimestre: 6,7% em fevereiro, 4,3% em março e 4,7% em abril.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/100927/visualizar/