TRE barra ação de governador contra TV em Roraima
O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Roraima julgou improcedente a ação movida pelo governador reeleito José de Anchieta Júnior (PSDB) contra uma emissora privada de televisão, a TV Ativa, e o deputado estadual Mecias de Jesus (PR), ex-presidente da Assembleia.
Anchieta --mantido no cargo por uma liminar do TSE-- entrou com a ação para questionar o teor de uma entrevista concedida por Mecias de Jesus durante as eleições. No programa, o ex-presidente da Assembleia faz críticas ao governo. Para Anchieta, as críticas foram favoráveis à campanha do adversário Neudo Campos (PP).
De acordo com o TRE, a decisão do pleno foi unânime.
Os juízes consideraram que não havia na entrevista "opinião contrária ou favorável" a nenhum dos candidatos que disputavam o governo. Segundo a decisão, críticas à administração não significam ofensa ao candidato "quando praticadas dentro do interesse comunitário".
A advogada de defesa de Anchieta, Dizanete Matias, disse que vai analisar o processo para saber se vai recorrer da decisão. Ela assumiu a defesa do governador na última sexta-feira, após o advogado Alexander Ladislau desistir dos casos na quarta-feira (16), e disse que ainda não conhece todos os processos.
Nesta quarta-feira (23), o TRE julgará outras duas representações de Anchieta contra a TV, questionando o teor de programas televisivos veiculados durante as eleições por possível favorecimento a Neudo Campos.
Comentários