Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 19 de Fevereiro de 2011 às 19:48

    Imprimir


Na próxima segunda-feira (21), 20 jovens de Betim vão receber o diploma de conclusão do curso de Aprendizagem em Instalação Elétrica Industrial, oferecido por meio do Programa Aprendiz Social, criado pela Comau – empresa do Grupo Fiat, referência em fornecimento de linhas de produção automatizadas e gestão de ativos industriais – em parceria com a Prefeitura de Betim, o ProJovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens) e com o Senai.

A solenidade para a entrega do certificado vai acontecer no Centro Administrativo de Betim Papa João Paulo II, no auditório Ady Rosa de Freitas, a partir das 19 horas. O evento contará com a participação da prefeita de Betim, Maria do Carmo Lara, e do Superintendente da Comau, Alejandro Solis.


Sobre o Programa

O Programa Aprendiz Social tem o objetivo de profissionalizar jovens estudantes que vivem em situação de vulnerabilidade em Betim. Em fevereiro de 2010, a Comau, juntamente com a Prefeitura de Betim e com o Senai, abriu 60 vagas para o curso de Aprendizagem em Instalação Elétrica Industrial. O processo de seleção levou em consideração alunos com idade entre 19 e 23 anos, que estivessem matriculados e com frequência comprovada no ProJovem, dos quais 20 concluíram o curso.

Todos os estudantes que participaram do curso receberam da Comau um auxílio que contemplou meio salário mínimo mensal, vale-transporte, EPIs, uniforme, além do acompanhamento da evolução dos alunos. Por meio da iniciativa, a Comau contribui para a inclusão dos jovens no mercado de trabalho, que ainda poderão ser contratados pela empresa, de acordo com a demanda. “Essa é uma forma de estimular os alunos a não desistir dos estudos e motivá-los a buscar um espaço no mercado de trabalho”, destaca Márcio Adriani Damazio, Diretor de Recursos Humanos da Comau.

O curso, que teve duração de um ano, foi acompanhado com visitas quinzenais feitas pelos responsáveis do programa (Pró-Jovem e Comau), palestras, aulas de reforço, acompanhamento psicológico, lanches e uma visita que os alunos fizeram à sede da empresa.

Vale acrescentar que, no final de 2009, treze escolas públicas de Betim receberam a visita de colaboradores da Comau, que ministraram palestras sobre temas variados, como saúde, segurança, relações humanas, diversidade, entre outros. Além de apresentar a empresa, os palestrantes sensibilizaram os alunos para uma mudança de vida, com foco na persistência e na perseverança. “Temos o compromisso de contribuir com a formação dessas pessoas”, afirma Damazio.

 
ProJovem

Criado em 2005, o ProJovem é um programa do Governo Federal em parceria com o Estado e o município, destinado a promover a inclusão social dos jovens com idade entre 18 e 29 anos, alfabetizados e que ainda não concluíram o Ensino Fundamental. Os cursos têm duração de um ano e meio e as aulas teóricas e práticas têm três eixos de formação: qualificação profissional, participação cidadã e conclusão do Ensino Fundamental. Para se qualificarem, os estudantes poderão optar pela área de Administração ou Elétrica.

A Comau já é parceira do ProJovem desde 2009, quando o programa foi lançado em Betim.“Fomos a primeira empresa a apoiar o programa em Betim. Outras deveriam engajar-se nesse projeto que tanto contribui para a formação de qualidade e coloca trabalhadores preparados no mercado”, finaliza Adriani Damazio. 

 
Sobre a Comau

A Comau – empresa do Grupo Fiat, referência em fornecimento de linhas de produção automatizadas e gestão de ativos industriais - tem sede em Turim, na Itália. Com atuação global, há mais de 30 anos, está presente em diversos países na América do Norte, na América Latina, na Ásia e na Europa, contando com mais de 12 mil colaboradores. Somente no Brasil, na Argentina e no México, a empresa tem cerca de oito mil e seiscentos profissionais que atuam nos segmentos automotivo, siderúrgico, mineração, papel e celulose, portuário, petroquímico e manufatura.

Referência em gestão de ativos industriais, a Comau presta serviços completos de manutenção industrial em máquinas e linhas de produção, desenvolvimento de projetos de valor agregado, gestão de utilidades e meio ambiente, usinagem e fabricação de sobressalentes, gestão predial e assistência técnica robótica.

Em outra vertente, a empresa também atua no desenvolvimento e construção de robôs industriais de alta tecnologia, dispositivos de manipulação e solda, sistemas de produção, centros de usinagem, transportadores especiais, linhas de montagem para o segmento automotivo (veículos, câmbio e motores), protótipos, entre outros projetos de engenharia aplicados a vários segmentos industriais.

No Brasil, são clientes da Comau empresas como a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Braskem, Petrobras, Suzano Papel e Celulose, GM, Ford, Votorantim, Lanxess, Renault, FPT, Fiat Automóveis., etc. Já na Argentina, a empresa conta com clientes como Tenaris, Siderca, GM, Siderar, Peugeot Citroën (PSA), Coca-Cola, Fiat Auto, FPT, etc. No México, destacam-se os clientes Volkswagen, GM, Ford, Tenaris, Chrysler, Carrier, etc.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/101595/visualizar/