Dois "gaúchos" e 16 anos depois, Joel e Luxa duelam
O clássico entre Flamengo e Botafogo, no próximo domingo, trará à tona um duelo que marcou época no futebol carioca. Vanderlei Luxemburgo e Joel Santana eram os treinadores no famoso Fla-Flu do gol de barriga, marcado por Renato Gaúcho, na última rodada do Campeonato Carioca de 1995. Na ocasião, os tricolores, comandados por Joel, venceram por 3 a 2 e foram campeões contra o time de Luxa, que precisava apenas de um empate para comemorar um título no ano em que festejava o centenário.
Desde então, muitas coisasmudaram na vida deles, mas os dois nunca deixaram de estar entre os principais treinadores do país e sempre conquistando títulos por onde passaram.
A dolorosa derrota para o Fluminense rendeu ao treinador rubro-negro uma de suas maiores decepções nomundo do futebol. Contratado para dirigir o time do coração e que contava com Romário, eleito melhor jogador do mundo em 1994, Luxemburgo tinha a missão de provar que era realmente um dos grandes técnicos do Brasil após conquistar dois títulos nacionais pelo Palmeiras.
Porém, mesmo com a idade já avançada, quem brilhou foi a estrela de Renato Gaúcho, menos badalado que Romário, mas ainda capaz de grandes atuações.
De quebra, a conquista garantiu a Joel Santana o quarto Campeonato Estadual seguido. Ele havia vencido dois cariocas pelo Vasco (1992 e 1993) e um baiano pelo Bahia (1994). Rendendo-se aos mistérios da prancheta de Joel, o Flamengo contratou o treinador no ano seguinte e também foi campeão estadual, de maneira invicta.
Agora, Luxemburgo tem novamente um jogador que foi eleito melhor do mundo (Ronaldinho) em seu time e terá de encarar o estrategista Joel Santana. Desta vez, o gaúcho está do lado rubro-negro. Será que o filme vai se repetir?
Comentários