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Politica Brasil
Quarta - 16 de Fevereiro de 2011 às 22:37

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O governo federal vai iniciar estudos de viabilidade para a construção de mil quilômetros de ferrovia que ligará o sul do Mato Grosso do Sul ao Paraná, visando o porto de Paranaguá.

Serão dois eixos: de Dourados (MS) a Cascavel (PR), onde já existe uma ferrovia até o porto de Paranaguá; o outro de Porto Murtinho (MS) a Estrela D"Oeste, de onde parte uma ferrovia até o porto de Santos.

O traçado é reivindicação antiga dos dois Estados, cujos governadores estiveram reunidos nesta quarta-feira com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. A obra deve custar R$ 5 bilhões, pelos cálculos do governador do Paraná, Beto Richa.

O objetivo do projeto é fortalecer o Porto de Paranaguá e descongestionar rodovias de escoamento da produção local, baseada em grãos como soja e algodão.

Hoje há apenas uma linha ferroviária que liga Mato Grosso do Sul a um porto, o de Santos. De lá, grande parte da produção agrícola da região é exportada.

Segundo Bernardo Figueiredo, diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), será criada em breve uma comissão para analisar custo e viabilidade desse ramal ferroviário.

"É a região mais rica do país e não tem uma logística avançada de transporte", disse Figueiredo, após encontro.

A ferrovia será construída no novo modelo do setor, em que a Valec (empresa pública ligada ao Ministério dos Transportes) constrói e gerencia a ferrovia e empresas interessadas compram o direito de passagem, sem regime de exclusividade, como acontece atualmente.






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