Repórter News - reporternews.com.br
Quarta - 16 de Fevereiro de 2011 às 17:49

    Imprimir


A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, pediu nesta quarta-feira a líderes da sociedade civil do Oriente Médio e de outras regiões do mundo que aproveitem o "momento histórico" para propiciar reformas e mudanças democráticas.

Em seu discurso de abertura do primeiro diálogo estratégico do Governo de Barack Obama com a sociedade civil, representada por líderes de mais de 20 países, Hillary referiu-se aos protestos na Tunísia e no Egito que culminaram nas renúncias dos presidentes Zine El Abidine Ben Ali e Hosni Mubarak, respectivamente.

"Nas últimas semanas vimos seu valor exposto nas ruas da Tunísia e praças do Cairo. Vimos com grande expectativa como defenderam seus direitos e aspirações", ressaltou.

Durante décadas, os ativistas egípcios tiveram que trabalhar sob um "sistema repressivo de controle oficial", o tipo de medida que impede o trabalho de muitos líderes da sociedade civil, acrescentou a secretária de Estado.

"Se quisermos aproveitar este momento histórico, temos que tirar proveito da habilidade, da experiência e da energia da sociedade civil", afirmou.

"Por todo o Oriente Médio vemos pessoas pedindo a Governos uma maior abertura, mais prestação de contas e mais receptividade; querem ter uma voz mais forte para decidir sobre os assuntos que lhes concerne; querem ser tratados de maneira justa e com dignidade", acrescentou.

Hillary ressaltou que deve interessar a esses Governos atender a estas reivindicações e refletir sobre a vontade de seus povos.

"Países com instituições vibrantes e representativas não resolvem suas diferenças nas ruas, mas em reuniões com a comunidade e em Parlamentos, o que os torna mais estáveis e lhes permite aproveitar o potencial de seus cidadãos em prol da prosperidade e do progresso", declarou Hillary.

Neste sentido, assegurou que os EUA apoiarão os cidadãos em sua luta para conseguir uma vida melhor, enquanto respeita que todos os países tracem seu próprio caminho rumo à democracia devido às particularidades culturais.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/101872/visualizar/