Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 11 de Fevereiro de 2011 às 17:21

    Imprimir


O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) cassou nesta sexta-feira os mandatos do deputado federal Chico das Verduras (PRP) e do deputado estadual George Melo (PSDB), acusados de compra de votos nas eleições de outubro do ano passado. Eleito o deputado federal menos votado do País, com 5.903 votos, Chico das Verduras teve o equivalente a 2,65% dos votos do Estado.

Chico e George Melo foram presos no ano passado pela Polícia Federal (PF), que os flagrou aliciando eleitores. Os dois parlamentares também foram condenados pagar multa de 1 mil UFIRs. Eles ficarão inelegíveis por oito anos. A decisão entra em vigor imediatamente após a sua publicação no Diário de Justiça Eletrônico, o que deve acontecer ainda hoje.

A publicação dá direito à posse do suplente de Chico das Verduras, Francisco Evangelista (PSL-RR), e de George Melo, Damosiel Lacerda (PRP-RR). Chico e George podem recorrer da cassação fora dos cargos, salvo decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O TRE-RR julga nesta tarde o governador reeleito do Estado de Roraima, José de Anchieta, também acusado de compra de votos.

Deputado entrou para a política pelo salário
Francisco Vieira Sampaio, o Chico das Verduras, 60 anos, foi trabalhador rural, marceneiro, garimpeiro, taxista e, como o apelido indica, verdureiro, mas foi à carreira política que recorreu para ter estabilidade financeira e um salário fixo. A venda de hortifrutigranjeiros garantia o sustento da família, segundo o deputado cassado, mas após mudar de ponto diversas vezes, enfrentou períodos ruins, de ganhos baixos.

Como o apelido Chico das Verduras era popular na cidade, decidiu então tentar uma nova profissão em 1992, quando, na primeira candidatura, foi eleito vereador. "Entrar para a política foi uma forma de ter um salário", diz. Naquela época, os ganhos de vereador equivaliam a, aproximadamente, 15 salários mínimos (na moeda atual R$ 8,1 mil).

Depois disso, perdeu três disputas seguidas: duas para deputado estadual e a reeleição para vereador. Ficou fora das eleições em 2000, mas, em 2002, tentou novamente a vaga de deputado estadual e, dessa vez, foi eleito com a menor quantidade de votos: 972. Reeleito em 2006, diz ter sido vítima de perseguição e de uma denúncia forjada, ao ter seu mandato cassado em 2008, sob a acusação de distribuir sopa em troca de voto.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/102367/visualizar/