Comitiva de Nova Olímpia conhece projetos de Nortelândia
O município de Nortelândia recebeu na manhã desta terça-feira (08.02) uma comitiva do município de Nova Olímpia, formada pela primeira dama Maria José Medeiros, a Secretaria Municipal de Ação Social Nalva Matias, o Secretario de Indústria e Comércio, Sérgio Paes, a Presidente da Câmara Municipal, Marina Salvador Gonçalves e o Assessor Jurídico Claúdio Rolim, que vieram conhecer os projetos de geração de emprego e renda tocados pela atual administração.
O grupo foi recebido pelo prefeito municipal Neurilan Fraga e a Secretaria Municipal de Assistência Social, Ana dos Anjos Martins Peron, que percorreram a cidade apresentando todos os projetos, principalmente a cooperativa criada para gerir todo o processo arquitetado pela administração.
O prefeito falou das dificuldades encontradas e discorreu sobre a implantação de todos os projetos até agora desenvolvidos, bem como sobre a forma como o município persuadiu a população para a mudança de comportamento e o ingresso nas novas ferramentas de crescimento e desenvolvimento econômico. “Não pense que tem sido fácil convencer nosso povo que devemos apostar em novas atividades, visto que passamos quase 50 anos de nossa história vivendo do garimpo, atividade que apresentava retorno rápido e a agroindústria não possui esse perfil, mas graças a Deus com perseverança estamos alcançando muitos resultados positivos” comemorou.
A primeira dama de Nova Olímpia, Maria José Medeiros, parabenizou o prefeito pelo espírito empreendedor e envolvimento na solução dos problemas que afligem a sociedade local. “Nortelândia é um município pequeno e com o apoio do prefeito estamos percebendo aqui que as coisas estão andando. O que mais nos chamou a atenção é o envolvimento do prefeito e a inclusão das mulheres e suas famílias no processo, estou maravilhada com o que conheci” elogiou. Ainda de acordo com ela, o seu município possui todas as condições para aprimorar os projetos em andamento com base nas soluções encontradas em Nortelândia, citando a associação dos artesãos de Nova Olímpia criada na primeira gestão de seu marido, como forma de valorizar o talento dos artistas locais, mas o que chamou a atenção foi o trabalho desenvolvido no Projeto IS MARY JEANS (Japuíra), onde um grupo de mulheres encontrou uma fonte de renda e de incremento no custeio familiar.
O Secretario de Indústria e Comércio, Sérgio Paes, também elogiou o trabalho desenvolvido no município e destacou a formação da cooperativa como mecanismo de fortalecimento da relação com os produtores rurais e do meio urbano. “Viemos conhecer como funciona a cooperativa, uma iniciativa que julgamos importante e que queremos implantar em nossa cidade, bem como do grupo de mulheres que atuam na costura industrial e assim implantar em nossa cidade aproveitando o que possuímos lá” disse.
A presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Marina Gonçalves, esclareceu que o que ela viu em Nortelândia é o que ela pensa para sua cidade, são pequenos projetos que mudam a vida das pessoas e garantam a elas um mundo novo.
“Precisamos ser criativos, inovar e nos organizar da forma como eu vi aqui nesta cidade. Ouvimos falar do trabalho no segmento da costura e decidimos ver de perto, estão todos de parabéns, até porque percebi aqui um envolvimento do prefeito muito grande, o comprometimento dele com as pessoas e com a cidade” destacou.
A parlamentar ressaltou ainda o fato de algumas empresas se comprometerem, apoiando as iniciativas apontadas pela administração, como forma de contribuírem socialmente como o desenvolvimento econômico e social e frisou que saiu entusiasmada com o que conheceu e que pretende conclamar a população de seu município a se engajar e transformar a vida de todos.
Os visitantes visitaram o Parque Agroindustrial “José Carlos Piovezam” onde estão sendo concentrados os projetos de geração de renda, o mini laticínio onde está sendo empacotado o leite pasteurizado e a sede da Coopermisa, onde ouviram do presidente os resultados alcançados até o momento com as novas investidas na transformação da economia local. Em seguida visitaram a Casa do Artesão, onde estão expostas as peças produzidas pelos artesãos de Nortelândia.
Comentários