Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 31 de Janeiro de 2011 às 19:49

    Imprimir


Na véspera da eleição da mesa diretora do Senado, o PT e o PMDB --os dois maiores partidos na casa-- ainda não chegaram a um consenso sobre a divisão da presidência das comissões permanentes do Senado.

Parlamentares das duas legendas fazem mais uma reunião, na tarde desta segunda-feira (31), para chegar a um acordo sobre o tema.

"Toda vez que no Senado alguém não respeitou o critério da proporcionalidade, levou a instituição a disputas desnecessárias", reclamou o líder do PMDB na casa, Renan Calheiros (AL).

Peemedebistas não abrem mão de fazer o rateio das comissões de acordo com o tamanho de cada partido --PT insiste na divisão por tamanho das bancadas.

A fórmula sugerida pelo PMDB diminui a força dos petistas na casa, além de garantir à oposição a escolha da terceira comissão mais importante do senado--o que foi interpretado por alguns petistas como um "afago" do PMDB aos tucanos num sinal de alerta para o governo.

"Os blocos geralmente se fazem para garantir direitos para os partidos que não são beneficiados pela proporcionalidade. Na medida em que esses blocos afetam direitos dos partidos, eles não servem", disse Renan.

Após reunião da bancada do PMDB hoje, o senador foi indicado para permanecer na liderança do partido no próximo biênio. O presidente da casa, José Sarney (AP), foi confirmado como candidato à reeleição.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/103298/visualizar/