Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 28 de Janeiro de 2011 às 19:04

    Imprimir


O senador Pedro Taques (PDT) finalizou os últimos preparativos para sua posse na 54ª legislatura do Senado Federal, marcada para a próxima terça-feira (01.02). Desde que foi eleito, em três de outubro do ano passado com 708.440 votos, o ex-procurador da República tem se dedicado a estudar a constitucionalidade dos projetos que tentará emplacar em benefício da população mato-grossense.

No mesmo dia da posse, o parlamentar anuncia o início das atividades do escritório em Cuiabá, que funcionará como uma extensão de seu gabinete em Brasília e estará aberto ao público. “Pretendo fazer um mandato participativo. Isso quer dizer que qualquer cidadão pode ir até ao meu gabinete - quero frisar que é um órgão público - e levar os seus anseios que podem ser transformados em projetos para a melhoria de vida da população”, destaca o senador.

Embora tenha sido eleito com o discurso pela moralização da política - que inclui propostas como o fim da imunidade parlamentar, uma ampla discussão sobre emendas parlamentares, reforma política e eleitoral, Pedro Taques pontua que essa será apenas uma de suas frentes de atuação no Senado. “Temos muitos problemas a ser tratados. Não serei um senador de apenas uma proposta, quero atuar no maior número possível de áreas que precisam do apoio do legislativo”, explica o senador.

O pedetista terá foco em ações que visem o aprimoramento da educação, saúde e segurança pública. Os setores, segundo ele, carecem de atenção especial. Além disso, Taques destaca que irá trabalhar, junto à bancada federal mato-grossense, para aportar recursos para as obras da Copa do Mundo de 2014, que terá Mato Grosso como uma de suas 12 sedes. Mais que isso, ele garante que irá atuar na fiscalização da aplicação dos recursos. “Temos o dever de fiscalizar cada centavo destinado ao evento. Quem ganha com isso e deve ajudar a fiscalizar é a população que poderá contar com a efetivação das obras. São muitos empreendimentos milionários que correm o risco de não sair do papel”, completa.

Nesta semana, o parlamentar finalizou a composição de sua equipe de trabalho que está lotada no gabinete que ocupará em Brasília e no escritório em Cuiabá. O escritório está localizado na Avenida Rubens de Mendonça, Edifício American Business Center, 10º andar. Para absorver a demanda dos 141 municípios do Estado, a equipe do senador Pedro Taques é composta por assessoria técnica, jurídica, política e de imprensa. A missão da equipe também será levar a proposta do senador pedetista aos municípios e buscar as demandas em cada região do Estado. “Volto a dizer que teremos um escritório público, de portas abertas à população. Qualquer cidadão poderá participar do nosso mandato”, finaliza o senador.

Comissões Temáticas – Um dia depois da posse (02.02), às 16h, o senador Pedro Taques participa da primeira sessão do Congresso Nacional, presidida pela nova Mesa Diretora, formada no dia anterior por meio das eleições das Mesas da Câmara e do Senado.

Junto ao PDT, Taques se articula para compor uma das Comissões Temáticas mais representativas do Senado, que analisa a constitucionalidade e juridicidade de quase todas as matérias: a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A definição das comissões ocorre logo após a eleição da Mesa.

O senador poderá compor outras duas comissões como titular e três como suplente. Pedro Taques acredita que compor a CCJ ajudará a manter maior proximidade das matérias de interesse a Mato Grosso. Ao todo, o Senado possui 11 comissões permanentes.

A posse dos parlamentares irá marcar não apenas o início de uma nova legislatura, mas a renovação de quase a metade da bancada do Senado, 45%. Do total de senadores que serão empossados para um mandato de oito anos, apenas 17 conseguiram a reeleição. Dos 37 novos eleitos, 34 estão chegando pela primeira vez ao Senado, entre eles, o senador Pedro Taques.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/103564/visualizar/