Barragem de hidrelétrica em Brasnorte está em situação de alerta
A Pequena Central Hidrelétrica Bocaiúva, localizada no rio Cravari, no município de Brasnorte, no médio-oeste de Mato Grosso, comunicou as autoridades de segurança sobre a verificação de uma percolação na barragem junto ao lado esquerdo do vertedouro, caracterizando situação de alerta. A empresa afirmou que todas as medidas estão sendo tomadas, como o rebaixamento do reservatório, execução de filtro invertido e controle da instrumentação no local do fato.
Uma grande mobilização está acontecendo com a equipe técnica e consultores que estão analisando e verificando o problema para corrigi-lo no menor espaço de tempo. A Superintendência de Defesa Civil do Estado se deslocou no último sábado para a cidade para fazer a verificação e coordenar ações de segurança.
Percolação é o fenômeno do deslocamento da água através do solo. Para o estudo da percolação, é fundamental que seja conhecido o coeficiente de permeabilidade do solo. Este parâmetro é obtido em laboratório através do Ensaio de Permeabilidade com Carga Constante no caso de solos granulares como as areias e pedregulhos ou através do Ensaio de Permeabilidade com Carga Variável para o caso de solos finos como as argilas.
Na semana passada foi dado um alarme de que a barragem da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) da Firenze Energética, em Nortelândia, estaria se rompendo. O assunto provocou um grande tumulto na cidade, fazendo com que centenas de pessoas deixassem suas residências temendo uma inundação. Laudos indicaram, porém, não terem sido constatadas anormalidades na obra, ratificando a impossibilidade da ocorrência de uma grande enchente na cidade por uma possível ruptura da estrutura utilizada para represar a água.
Comentários