Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 22 de Janeiro de 2011 às 08:38
Por: Laís Costa Marques

    Imprimir


Em Mato Grosso, medida beneficia mais de 151 mil consumidores
Em Mato Grosso, medida beneficia mais de 151 mil consumidores

Usuários da telefonia fixa de Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio do Leverger (a 34 km da Capital) e Nossa Senhora do Livramento (a 42 km de Cuiabá), região do Vale do Rio Cuiabá, não pagarão mais a tarifa de interurbano nas ligações feitas entre esses municípios. A decisão foi aprovada pelo Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e deve ser publicada na próxima semana no Diário Oficial da União (D.O.U.). Em Mato Grosso serão contemplados 151,683 mil consumidores e no país serão 68 milhões, em 39 localidades e 3 regiões, incluindo em 560 cidades.

Depois da publicação no D.O.U. as operadoras terão um prazo de 120 dias para alterar o sistema e disponibilizar as ligações sem a utilização do código de área aos usuários. De acordo com a assessoria de imprensa da Anatel o prazo poderá ser até menor, dependendo do desempenho de cada empresa. A expectativa é que depois de 6 meses o serviço esteja totalmente implantado.

Para a costureira Ana Virgília Rodrigues Cruz a medida vai possibilitar que ela telefone para uma irmã e para uma cliente que moram em Santo Antônio do Leverger. Segundo ela, o plano contratado junto à operadora não permite a realização de interurbanos e falar em outros municípios era possível somente quando a irmã ou clientes faziam as ligações. "Quase não falo com elas, mas se mudar mesmo o sistema vou poder fazer a chamada".

O funcionário público Flávio Chaves mora em Cuiabá e a namorada em Santo Antônio do Leverger. Ele diz que com a medida usará o telefone fixo para se comunicar. "Eu só falo por celular porque não precisa de fazer o DDD, mas pode ser que com a mudança a gente passe a se falar pelo fixo". A cobrança por longa distância com o mesmo DDD não acontece quando se trata de telefonia móvel.

O novo método de discagem integra o novo regulamento sobre as áreas locais para o Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC). A isenção dos clientes de fazer a Discagem Direta à Distância (DDD) em algumas regiões depende das definições de áreas locais que foi ampliada e passa a abranger o conjunto de municípios da uma mesma Região Metropolitana ou Integrada de Desenvolvimento (Ride) que tenham continuidade geográfica e pertençam a um mesmo código nacional de área. Foi considerada região metropolitana o agrupamento de municípios limítrofes. Como áreas com continuidade urbana, a Anatel considerou o resultado da fusão de duas ou mais localidades.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/104201/visualizar/