PR entra na briga por cargo melhor na Câmara
Lideranças do PR se reuniram durante esta terça-feira (18) com o presidente da Câmara e candidato para permanecer no cargo, deputado Marco Maia (PT-RS). O partido negocia a possibilidade de ficar com a segunda vice-presidência da Casa.
Pela regra da proporcionalidade, que leva em conta o tamanho das bancada, a legenda ficaria com a sexta escolha, ou seja, com outro cargo. Com o pedido de mudança, deve haver disputa com o PP. O nome do PR para compor a Mesa é Inocêncio de Oliveira (PE).
Valdemar Costa Neto, um dos comandantes da legenda, esteve hoje com Maia, assim como Luciano Castro (RR). "Estamos com o Marco Maia desde sempre. Por isso colocamos os pedidos sobre uma participação maior na Mesa, nas comissões e nas relatorias dos projetos", afirmou Castro.
O deputado confirmou que Maia perguntou sobre a candidatura avulsa do atual líder do partido, Sandro Mabel. "Disse que o partido não o apoia, mas que ele tem o direito de manter a candidatura", disse Neto, réu no processo que investiga o escândalo do mensalão.
Na noite de hoje, o PR faz um encontro para declarar o apoio oficial a Maia.
Apesar disso, Mabel ameaça lançar candidatura própria. Ontem, ele chegou a consultar a secretaria da Casa sobre a possibilidade de fazer campanha interna e foi surpreendido por um ato da Mesa, de dezembro do ano passado, que proibiu esse tipo de propaganda. O deputado disse que não vai comparecer ao jantar.
Amanhã, Maia tem encontro marcado com as bancadas do PC do B e do PDT, que devem oficializar o apoio.
Comentários