Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 04 de Setembro de 2013 às 08:16

    Imprimir


O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos, e o secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf, proferiram, na tarde desta terça-feira (3.09), em Cuiabá, uma palestra a militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, baseada no Rio do Janeiro, sobre o perfil econômico do Estado e o cenário da Segurança Pública em Mato Grosso e para a Copa do Mundo.


 
A visita faz parte dos estudos estratégicos de 26 militares do 2º ano do Curso de Altos Estudos Militares. Pela palestra do secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf, os militares puderam conhecer um pouco sobre o perfil econômico de Mato Grosso e toda sua extensão territorial, população e municípios, além dos componentes que integram esse perfil, como o mapa rodoviário do Estado, sua produção primária, usinas de álcool, número das exportações e importações e sua evolução no Centro-Oeste, e os investimentos previstos em usinas hidrelétricas no Estado.


 
O cenário da Segurança Pública de Mato Grosso, bem como os investimentos para a Copa do Mundo, foram contextualizados pelo secretário Alexandre Bustamante aos militares, que puderam conhecer toda a estrutura da pasta, como as secretarias adjuntas e como funcionam, as unidades que compõe as forças da segurança: Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Politec e Corpo de Bombeiros, além dos segmentos integrados como o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Coordenadoria de Polícia Comunitária e Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron).


 
Os projetos e legados da Segurança para o Mundial de 2014 também foram apresentados aos militares, incluindo o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), que será a maior e principal obra da pasta para o evento esportivo. Os trabalhos no local estão em fase de conclusão.


 
Os militares conheceram também, por meio de imagens, os materiais e equipamentos de alta tecnologia recebidos pela Secretaria de Segurança, por meio de convênio com a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), como desencarcerador, entregues ao Corpo de Bombeiros; imageador aéreo, que será usado pelo Ciopaer para acoplamento nas aeronaves; kits de armamento menos letal para uso das forças de Segurança, e equipamentos antibomba para o Batalhão de Operações Especiais (Bope).


 
As tecnologias do Centro Integrado de Comando Móvel e da Plataforma de Observação Elevada (POE) também foram explicadas pelo secretário de Segurança. Ambos os veículos devem ser entregues à Sesp até o final do ano. No total, a Segurança irá receber mais de R$ 32 milhões apenas em materiais e equipamentos de alta tecnologia para atuar em grandes eventos.


 
As capacitações dos dois mil e quinhentos profissionais que irão atuar exclusivamente na Copa do Mundo em Cuiabá também foram explanadas pelo secretário Bustamante. De janeiro a julho deste ano, já foram capacitados quase 500 profissionais em 14 cursos ofertados pelo Ministério da Justiça com apoio da Sesp, em Cuiabá.


 
Outro tema abordado pelo secretário de Segurança foram os investimentos do programa Federal Enafron nas unidades de segurança localizadas na fronteira do Brasil com a Bolívia, que ao todo vai investir mais de R$ 17 milhões em materiais e equipamentos para melhorar a qualidade do serviço prestado.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/10505/visualizar/