Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 13 de Janeiro de 2011 às 20:03

    Imprimir


O número de mortos em consequência das chuvas desta semana subiu para 185 em Teresópolis e, com isso, o número de óbitos na região serrana atinge 432. As outras vítimas foram registradas em Nova Friburgo (187) Petrópolis (39), Sumidouro (17) e São José do Vale do Rio Preto (4). Ainda há desaparecidos.

A presidente Dilma Rousseff sobrevoou nesta quinta-feira as áreas afetadas e afirmou que momento vivido pelos moradores da região serrana é "dramático" e que as cenas que presenciou são "muito fortes".

Dilma falou ainda que a construção de moradias em áreas de risco é a regra, não a exceção no Brasil. "Quando não se tem políticas de habitação, a pessoa que ganha até dois salários mínimos vai morar onde? Vai morar onde não pode."

Questionada sobre a diferença nos investimentos feitos pelo governo federal em 2010 na prevenção e na recuperação dos desastres, a presidente afirmou que é necessário articular políticas. "Geralmente, olham pra questão da Defesa Civil e acham que são problemas pontuais. Mas a prevenção não é uma questão de Defesa Civil apenas, ela é uma questão de saneamento, drenagem e política habitacional."

Já o governador Cabral voltou a culpar as prefeituras das cidades da região serrana pelo incentivo à moradia em áreas de risco.

"Lamentavelmente, o que nós tivemos em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, da década de 1980 pra cá, foi um problema muito semelhante com o que ocorreu na cidade do Rio, que é a desgraça do populismo. Deixar a ocupação pelos mais pobres das áreas de risco", disse. Cabral disse que, apesar de haver mortos que estavam em casas de alto padrão, a maior parte das vítimas são "pessoas humildes".






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/105162/visualizar/