Gilmar Mendes defende disciplina e controle à internet
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes enfatizou a necessidade de disciplinar a internet e destaca que os atuais mecanismos de controle não são mais eficazes com a web.
“A internet é um fenômeno novo para todo mundo, agora isso vai exigir também disciplina, de forma inevitável, porém é algo difícil de ser disciplinada. Nossos mecanismos de controle, como a busca e apreensão, se tornaram frágeis diante deste fenômeno”, afirmou Mendes, em entrevista ao Olhar Direto.
A difusão da informação ganhou força com a internet, que passou a ser usada pelos veículos de comunicação, que em instantes, noticiam os fatos, porém é preciso ter responsabilidade. Além disso, também é possível ser censurado em um país e publicar seu conteúdo em um servidor de outro lugar, ou seja, é praticamente controlar o que é publicado na web.
“A internet globalizou o mundo e você não tem um Estado e nem uma polícia global, por isso, ela está desafiando as instituições e é preciso a criação de novos mecanismo, mas isso não torna indispensável a necessidade de responsabilidade e controle”, finalizou Mendes.
Comentários