Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 06 de Janeiro de 2011 às 23:48
Por: Marcos Coutinho/Lucas Bólico

    Imprimir


Releito para sexto mandato consecutivo de deputado federal, sendo o campeão de votos, a republicano Wellington Fagundes já fala como candidato ao governo do Estado nas eleições gerais de 2014 para os amigos mais íntimos e até mesmo para os cardeais do PR.

"Ele me confidenciou que agora já chega. Seis mandatos de deputado federal são mais do que suficientes. E disse ainda que disputará o cargo de o governo ou a vaga de senador da República", afirmou um colega congressista de Fagundes.

A reportagem do Olhar Direto ouviu fontes próximas do parlamentar em Cuiabá, Braslía e Rondonópolis e todas confirmaram a informação. Oficiosamente, ele também já teria externado essa pretensão, por enquanto pessoal, ao governador Silval Barbosa (PMDB), que não pode disputar o pleito de 2014.

"Ele (Fagundes) já trabalha para isso. E acredito que vive seu melhor momento na política. Ele foi o principal cabo eleitoral do governador Silval Barbosa e não o ex-governador Blairo Maggi (eleito senador), esteve sempre presente na última campanha e merece ser candidato ao governo na próxima eleição", afirmou um segundo líder do PR.

Comedido, Fagundes disse ao Olhar Direto que "ainda é cedo pra falar em candidatura ao governo e até mesmo fazer conjecturas e afirma que só vai pensar nessa hipótese" após as eleições municipais de 2012.

Contudo, admitiu ter como projeto prioritário a disputa pela vaga de senador, que será aberta com a saída de Jayme Campos (DEM). Admitiu, contudo, ser candidato ao governo caso "o atual grupo político que ajudou a eleger Silval Barbosa se mantenha unido" e com o firme propósito de continuar lutando pelo desenvolvimento de Mato Grosso

"Meu projeto prioritário é disputar o Senado em 2014. Seria prematuro agora fazer qualquer conjectura, pois temos uma eleição municipal pela frente, que vai ser um importante teste para este grupo político, formado para eleger o governador Silval. O grupo tem que se consolidar, antes de mais nada", pondera

O parlamentar entrou para a política em 1987, quando assumiu a Secretaria Municipal de Planejamento de Rondonópolis, na gestão de Hermínio J. Barreto. Em 1990, concorreu a uma cadeira na Câmara dos Deputados e foi eleito. Fagundes se reelegeu em 1994, 1998, 2002, 2006 e em 2010.

Apesar de ser bem sucedido em disputas legislativas, o parlamentar republicano nunca conseguiu emplacar uma eleição no Executivo. Fagundes amarga três derrotas em eleições para a Prefeitura de Rondonópolis.

O pretenso candidato a governador em 2014 foi o deputado federal mais bem votado pelo estado de Mato Grosso nas eleições realizadas no último mês de outubro. O republicano somou 145.460 votos, atingindo a expressiva marca de 10,22% dos votos válidos do eleitorado mato-grossense

Proporcionalmente falando, Wellington Fagundes foi o nono mais bem votado de todo o Brasil. Ele ficou atrás apenas de Reguffe (PDT/DF) (18,95%), Márcio Bittar (PSDB/AC) (15,30%), Marinha Raupp (PMDB/RO) (14,24%), Teresa Jucá (PMDB/RR) (13,38%), Fátima (PT/RN) (13,33%,) Giroto (PR/MS) (11.50%), Praciano (PT/AM)(10,87%)e Valadares Filho (PSB/SE) (10,49%).
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/105730/visualizar/