Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 02 de Janeiro de 2011 às 16:58

    Imprimir


Apesar da crise de confiança que o país atravessa, o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, afirmou neste domingo que a compra dos títulos da dívida externa portuguesa é "um investimento que vale a pena ser feito".

Sócrates esteve reunido com a presidente Dilma Rousseff nesta manhã no Palácio do Planalto. Ao final do encontro, ele disse que não pediu à presidente que o Brasil compre os títulos portugueses.

No início de dezembro, o ministro das Finanças de Portugal, Fernando Teixeira dos Santos, pediu ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, que o Brasil comprasse os papéis da dívida portuguesa. Mas o ministro brasileiro negou a proposta.

Há dez dias, a agência de classificação de risco Fitch rebaixou a nota do risco de crédito de Portugal porque o país está com dificuldade de obter recursos no mercado financeiro. Depois de Grécia e Irlanda, Portugal e Espanha foram os últimos países europeus a demonstrar que a crise financeira se agravou internamente.

Sócrates foi um dos sete chefes de Estado e de governo que tiveram encontros bilaterais com Dilma no primeiro dia de trabalho da presidente. Ele foi o único dos representantes internacionais a conceder entrevista.

O primeiro-ministro português disse que discutiu com Dilma a internacionalização das empresas brasileiras, que estão se instalando em Portugal.

Ele acrescentou que conversou com a presidente sobre o fortalecimento do Brasil na ONU, que segundo ele terá o apoio de Portugal. O Brasil vem tentando uma vaga permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

PRIMEIRO DIA

Dilma chegou ao Palácio do Planalto às 9h27 deste domingo.

A primeira agenda de Dilma seria uma reunião com presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Mas ele acabou voltando ontem à noite para Caracas. Sem Chávez, a presidente recebeu primeiro o príncipe Felipe de Astúrias.

Em seguida, se reuniu com o presidente do Uruguai, José Mujica. Depois, teve audiência com o primeiro-ministro da Coréia do Sul, Kim Hwang-Sik.

A presidente também recebeu o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.

Dilma ainda se encontrou com o vice-presidente de Cuba, José Ramón Machado Ventura e, depois, o ex-primeiro-ministro do Japão, Taro Aso.

A assessoria da presidente reservou 30 minutos para cada reunião bilateral. Não há compromissos oficiais na parte da tarde.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/106205/visualizar/