Dilceu se mostra contra DEM assumir secretaria de Silval
A Executiva regional do DEM se reúne nesta semana para discutir a participação da legenda na equipe de primeiro escalão do governo do Estado. A possibilidade de fazer parte do staff, no entanto, sofre resistência interna. Cotado para assumir a presidência da sigla no Estado, o deputado estadual democrata Dilceu Dal Bosco faz parte do grupo da legenda que defende a manutenção da oposição à gestão do governador Silval Barbosa (PMDB). Dal Bosco foi candidato a vice na chapa encabeçada pelo tucano Wilson Santos.
O partido pode se aproximar da gestão do peemedebista através do deputado José Domingos Fraga (DEM), cotado para assumir a gestão da secretaria estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar. No entanto, Dilceu manteve conversas nos últimos dias com membros da Executiva regional, onde expôs entendimento contrário a um estreitamento de laços com o Executivo estadual.
A reunião entre membros da direção estava prevista para hoje, na sede da legenda. No entanto, informações destacam a necessidade da participação de Domingos no encontro. Como ele só deve retornar de viagem ao exterior nesta quarta-feira, a reunião só deve ocorrer na próxima quinta-feira. No entanto, o parlamentar deve manter conversa antes da reunião, com o senador Jayme Campos.
Mesmo com predisposição para o aceite oficial ao convite, José Domingos teria alertado a direção do partido de que só irá assumir a função com aval da legenda. Principal líder do partido no Estado, Jayme em princípio não se opõe à integração da sigla no staff.
Dilceu, no entanto, entende que uma aproximação com a gestão estadual coloca a legenda em linha de risco a respeito dos preceitos políticos do partido. Nas eleições de 2010, o parlamentar ocupou função de vice na chapa majoritária encabeçada pelo então candidato ao governo, Wilson Santos (PMDB). Para ele, a posição do partido de adversário político do governador, que foi reeleito, deve ser levada adiante.
Comentários