Empresa adquiriu entre outras, a concessão para prestação serviços de voz e dados em 3G
Nextel compra lote da banda H que incluiu o Mato Grosso
A Nextel, concessionária de telefonia móvel conhecida em vários estados brasileiros por ofertar todos os serviços de comunicação móvel via rádio digital entre seus usuários, adquiriu anteontem, durante leilão da banda H, realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília, 11 dos 13 lotes ofertados para atuação no mercado 3G de telecomunicações, tanto para a transmissão de voz como dados. Entre os lotes adquiridos, está a região de atuação II, que incluiu Mato Grosso.
Por enquanto, não existem prazos definidos para atuação no Estado e nem anúncio de plano de investimento local. Ao comprar os lotes, a Nextel, assim como as outras operadoras que participaram do certame, têm prazos estabelecidos pela Anatel para o início das operações. De qualquer forma, a companhia não deverá atuar antes de 2012.
Com a participação no leilão da última quarta-feira, a companhia realizou um investimento de R$ 1,21 bilhão, pagando um ágio médio de 34,8% sobre o valor mínimo das licenças.
Na área de atuação II, onde estão PR, RO, RS, SC, MS, MT, GO, TO, AC e DF, o investimento foi de R$ 324,31 milhões, 8% acima do lance mínino de R$ 300,23 milhões.
Conforme a Anatel, a banda H se destinava à empresas novas que tivessem interesse em explorar os serviços móveis. O objetivo é ampliar a competição, principalmente com a oferta de banda larga 3G. Dos 13 lotes da banda H (lotes 1 a 13), onze foram adquiridos pela Nextel Serviços de Telecomunicações LTDA, um pela CTBC Celular S.A. e um pela Brasil Telecom Celular S.A. Essas empresas não prestam serviços nas subfaixas de freqüências licitadas e tiveram, por essa razão, prioridade na aquisição da banda H. As sobras foram leiloadas e as operadoras de celular que atuam no mercado hoje em dia puderam dar seus lances. Em razão desta sistemática, o leilão iniciado na quarta, foi encerrado somente ontem.
“Além de ampliarmos nossa oferta de serviços diferenciados, a partir da banda larga móvel, a Nextel também aumenta suas oportunidades de negócio. Nosso foco em prestação de serviços de qualidade, no entanto, continuará sendo nosso diferencial, além da integração do serviço de rádio digital (PTT) com o 3G”, afirma Sergio Chaia, presidente da Nextel.
A empresa, conforme a assessoria de imprensa, tem um plano de investimentos para a instalação da infra-estrutura 3G nas praças referentes aos lotes adquiridos no leilão da banda H.
Com a abertura para um novo mercado, a Nextel, que hoje possui participação de cerca de 8% no mercado pós-pago de telefonia móvel, pretende beneficiar o consumidor final com sua proposta de serviços baseada na qualidade e em ofertas inovadoras de conteúdos e aplicativos.
NÚMEROS - Como foco de investimentos da NII Holdings, controladora das operações Nextel na América Latina, a subsidiária brasileira tem registrado crescimento anual médio de 40% desde 2005, mantendo métricas operacionais bastante superiores à média do mercado. A Nextel Brasil possui atualmente a maior receita média mensal por usuário (ARPU) entre as operadoras nacionais, de US$ 63 (dólares), e a menor taxa de desativação de clientes (churn), de 1,36%.
A Nextel está presente no país desde 1997 e já investiu R$ 5,3 bilhões. A empresa possui 3,1 milhões de usuários corporativos em sua área de cobertura, que compreende 385 cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Bahia, Ceará, Pernambuco, Espírito Santo e Brasília.
Comentários