Inadimplência do consumidor registra 7ª alta seguida, aponta Serasa
A inadimplência dos consumidores cresceu 3,5% em novembro na comparação com o mês anterior e registrou em novembro a sétima alta mensal consecutiva nesse confronto, segundo o indicador da Serasa Experian divulgado nesta segunda-feira. Essa expansão foi a maior entre os mesmos meses desde 2005.
Na comparação com novembro do ano passado, a inadimplência subiu 23,2%, maior crescimento entre os meses de novembro desde 2001. Já no acumulado do ano, houve acréscimo de 5%.
Segundo os economistas da Serasa, a inadimplência do consumidor mudou de patamar em novembro, já que, desde junho, o indicador apresentava crescimentos mensais inferiores a 1,9%.
Essa aceleração é resultado do maior endividamento e comprometimento da renda do consumidor e do acúmulo de dívidas com as compras nas datas comemorativas do varejo, sobretudo no Dia das Crianças.
A pesquisa sobre expectativa empresarial para o Natal, publicada no início deste mês pela Serasa, mostrou que as vendas do varejo terão um forte crescimento nessa data, o que deve levar o consumidor a ampliar o endividamento e destinar uma parte de seu 13º salário para o pagamento de dívidas.
Na análise por modalidade, os débitos com cheques sem fundos aumentaram 13,4% em novembro ante o mês anterior, seguidos pelas dívidas não bancárias, como com cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços, como fornecimento de energia elétrica e água, que cresceram 7,7% nesse período.
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