Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 08 de Dezembro de 2010 às 17:59

    Imprimir


Desafeto do ex-governador José Serra (PSDB-SP), o presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), responsabilizou o tucano nesta quarta-feira pelo fraco desempenho da oposição nas urnas nas eleições de outubro.

O democrata disse que o candidato derrotado do PSDB à Presidência agiu de forma "solitária e individual", ouvindo apenas o seu "marqueteiro" durante a disputa.

"Temos que reconhecer que foi no primeiro turno uma candidatura desastrosa, que não agregou nada à oposição no primeiro turno. (...) O PSDB, no possível, foi correto conosco. Tudo o que esteve ao alcance do senador Sérgio Guerra [presidente do PSDB] foi feito. Não posso dizer a mesma coisa do candidato José Serra."

Maia disse que a oposição esperava que o tucano tivesse um resultado melhor que o alcançado por Geraldo Alckmin em 2006, durante a corrida presidencial. "Todos diziam que o ex-governador Serra tinha preparo maior. Infelizmente, isso não foi traduzido em votos."

O presidente do DEM afirmou que o mau desempenho do tucano no primeiro turno colaborou para que candidatos da oposição nos Estados -- especialmente os que disputavam vagas no Legislativo-- fossem prejudicados. "As eleições legislativas, principalmente onde disputávamos governos dos Estados, foi decidida no primeiro turno. Quando a eleição presidencial vai mal no primeiro turno, ela desmonta todo o quebra-cabeças."

Maia admitiu que a alta popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva contribuiu para a redução dos quadros da oposição no país. Mas disse que o DEM fez a "opção correta" ao manter-se na oposição ao PT desde o final de 2002, quando Lula foi eleito para o seu primeiro mandato.

"Era claro que o sucesso do governo Lula ia ter reflexos na nossa composição, principalmente parlamentar e numérica, no Congresso. Já em 2006 tivemos eleição de apenas um governador. E uma redução em cada eleição no número de deputados e prefeitos. Da mesma forma o PSDB teve."






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/108435/visualizar/