Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 30 de Agosto de 2013 às 23:09

    Imprimir


Quem decide trocar o emprego por um negócio próprio e trabalhar de casa deve se organizar e planejar bem para não ter prejuízo. De acordo com o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, com o home office (trabalho em casa) é possível vender ou preparar os produtos e serviços em endereço residencial, "o que reduz os custos de manutenção da empresa e de transporte".


 
— Por isso, começar o negócio em casa é uma alternativa para quem tem pouco recurso ou atua em uma atividade que pode ser exercida em qualquer lugar.


 
Para Santos, o empreendedor precisa ter em mente que o sucesso do negócio vai depender de muito esforço, planejamento, definição concreta de metas e foco nos objetivos e resultados.


 
O diretor-técnico do Sebrae lembra ainda que, antes de optar pelo escritório doméstico, o empreendedor deve verificar se a legislação permite a realização da atividade nesse ambiente.


 
Planejamento


 
Além dos aspectos legais, é preciso listar os pontos positivos e os negativos para trabalhar em casa, como o cômodo em que o serviço será realizado, a privacidade dos outros moradores, o horário de trabalho e os custos de investimento.


 
— A informalidade natural das residências não pode contagiar o ambiente onde funcionará o negócio. O Sebrae pode ajudar nesse processo e na construção do plano de negócios.


 
Separação das contas


 
O especialista em gestão de tempo e produtividade e CEO da Prestus, empresa de assistentes virtuais, Alexandre Borin, afirma que é preciso estabelecer limites entre o orçamento da empresa e da casa, entre os horários dedicados a cada atividade.


 
— A empresa que funciona em casa precisa ter um espaço separado na residência, com iluminação e silêncio para não atrapalhar o foco no serviço.


 
Uma dica do diretor-técnico do Sebrae é separar uma linha de telefone apenas para o trabalho.


 
— Também é preciso definir uma jornada de trabalho e se esforçar para encerrar as atividades sempre no mesmo horário. O ideal é não fazer hora extra para não comprometer o descanso diário.


 
A disciplina é um ponto chave para obter êxito ao trabalhar em casa porque a distração pode atrapalhar. Fazer pequenas pausas durante o expediente pode ser fundamental.


 
As metas e os objetivos de um negócio devem estar claros, assim como as perspectivas de crescimento e as estratégias mais adequadas.


 
Vantagens e desvantagens


 
Entre os principais benefícios para quem resolve trabalhar em casa estão o ganho de tempo sem o deslocamento no trânsito, a flexibilidade de horários e, com isso, o aumento da qualidade de vida.


 
Por outro lado, o isolamento profissional pode prejudicar o empreendedor e a proximidade com distrações — televisão e geladeira — aumentam o risco de diminuir a produtividade.


 
O empreendedor precisa de concentração e disciplina com o seu trabalho como se estivesse em um escritório. As interrupções familiares também precisam ser controladas para não tomar o dia inteiro.




Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/10849/visualizar/