Rede Modelo implanta programa pioneiro em Mato Grosso
Um programa inédito de fidelização ao cliente acaba de ser implantado pela rede de Supermercados Modelo. No Estado, são 14 lojas, das quais nove estão em Cuiabá e duas em Várzea Grande, todas já operando o programa que prevê a devolução de 1% do valor total das compras efetuadas pelos clientes no período de um ano. Comprando R$ 200 por mês, por exemplo, o cliente terá gasto no final de um ano R$ 2,4 mil, o que lhe dará direito ao recebimento de um vale compra correspondente a 1% desse valor, ou seja, R$ 24. Comprando R$ 6 mil ou mais no prazo de um ano, o cliente terá “restituição” em dobro (2%), R$ 120.
De acordo com levantamento da loja, de cada 10 clientes que fazem compras no Modelo, quatro aderem ao programa. A meta do programa “Ganha Ponto” é alcançar pelo menos 100 mil clientes até o final de dezembro e “devolver” dentro de um ano 1% de todo o faturamento da rede (R$ 480 milhões), o equivalente a R$ 4,8 milhões. O faturamento médio mensal é estimado em cerca de R$ 40 milhões.
“O nosso principal objetivo é conhecer o perfil do cliente e fidelizá-lo à rede. O aumento das vendas será uma conseqüência deste projeto, que é pioneiro no Estado”, afirma Altair Magalhães, sócio-proprietário da empresa.
Por meio do programa, o Modelo terá informações sobre os produtos consumidos pelos clientes e, a partir daí, fazer promoções específicas para cada grupo de participantes da campanha. “A campanha será direcionada ao cliente. A nossa idéia é que dentro de seis meses já tenhamos um banco de dados do cliente. Saberemos o que ele mais compra para direcionarmos as campanhas promocionais em cima desses produtos”, explicou Altair.
PROGRAMA - Para participar da campanha, não é preciso ter o cartão Modelo. Comprando em uma loja da rede, o cliente é convidado a participar do programa Ganha Ponto. Informando o número do CPF, o cliente já estará acumulando pontos. E, se o cadastro por internet for feito em um prazo de até 48 horas após a primeira compra, o cliente ganha um bônus de 200 pontos, como se tivesse efetuado uma compra de R$ 200. A partir daí, cada compra gera o acúmulo de pontos de acordo com o valor da transação. O registro da compra, no caixa, deverá ser feito no momento da transação. Se o cliente não fizer a inclusão no tíquete, perde direito de incluir o valor no seu programa de pontos.
O cliente poderá também fazer o acompanhamento da sua pontuação (ou do valor acumulado das compras) pelo site do Modelo, mediante o cadastramento de uma senha pessoal para conferência do valor da “restituição”. A campanha inclui as compras efetuadas em outros segmentos da rede, como restaurante e farmácia.
“É importante frisar que o cliente só consolida sua participação no programa, efetuando pelo menos uma compra por mês, de qualquer valor. Se o cliente deixar de comprar no período de 30 dias, perde direito ao prêmio”, lembra Altair Magalhães. “A intenção é manter a fidelização do cliente e regularidade nas compras”.
Em todo o Estado o Modelo conta com carteira de 250 mil clientes, média de compras mensal de quatro vezes e tíquete médio de R$ 40. Por mês, a rede contabiliza cerca de 1 milhão de transações em todas as suas lojas.
CRISTO REI – Altair Magalhães informou que a loja matriz do Modelo, localizada no Cristo Rei, será reinaugurada na próxima semana. Além de ampliar o mix de produtos, a loja terá outros serviços como restaurante, peixaria, farmácia e fast food. Com a reforma e ampliação, a loja sairá dos atuais 900 metros quadrados (m²) para 2 mil m² de área construída.
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