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Economia
Quarta - 08 de Dezembro de 2010 às 08:02
Por: Marcondes Maciel

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Um programa inédito de fidelização ao cliente acaba de ser implantado pela rede de Supermercados Modelo. No Estado, são 14 lojas, das quais nove estão em Cuiabá e duas em Várzea Grande, todas já operando o programa que prevê a devolução de 1% do valor total das compras efetuadas pelos clientes no período de um ano. Comprando R$ 200 por mês, por exemplo, o cliente terá gasto no final de um ano R$ 2,4 mil, o que lhe dará direito ao recebimento de um vale compra correspondente a 1% desse valor, ou seja, R$ 24. Comprando R$ 6 mil ou mais no prazo de um ano, o cliente terá “restituição” em dobro (2%), R$ 120.

De acordo com levantamento da loja, de cada 10 clientes que fazem compras no Modelo, quatro aderem ao programa. A meta do programa “Ganha Ponto” é alcançar pelo menos 100 mil clientes até o final de dezembro e “devolver” dentro de um ano 1% de todo o faturamento da rede (R$ 480 milhões), o equivalente a R$ 4,8 milhões. O faturamento médio mensal é estimado em cerca de R$ 40 milhões.

“O nosso principal objetivo é conhecer o perfil do cliente e fidelizá-lo à rede. O aumento das vendas será uma conseqüência deste projeto, que é pioneiro no Estado”, afirma Altair Magalhães, sócio-proprietário da empresa.

Por meio do programa, o Modelo terá informações sobre os produtos consumidos pelos clientes e, a partir daí, fazer promoções específicas para cada grupo de participantes da campanha. “A campanha será direcionada ao cliente. A nossa idéia é que dentro de seis meses já tenhamos um banco de dados do cliente. Saberemos o que ele mais compra para direcionarmos as campanhas promocionais em cima desses produtos”, explicou Altair.

PROGRAMA - Para participar da campanha, não é preciso ter o cartão Modelo. Comprando em uma loja da rede, o cliente é convidado a participar do programa Ganha Ponto. Informando o número do CPF, o cliente já estará acumulando pontos. E, se o cadastro por internet for feito em um prazo de até 48 horas após a primeira compra, o cliente ganha um bônus de 200 pontos, como se tivesse efetuado uma compra de R$ 200. A partir daí, cada compra gera o acúmulo de pontos de acordo com o valor da transação. O registro da compra, no caixa, deverá ser feito no momento da transação. Se o cliente não fizer a inclusão no tíquete, perde direito de incluir o valor no seu programa de pontos.

O cliente poderá também fazer o acompanhamento da sua pontuação (ou do valor acumulado das compras) pelo site do Modelo, mediante o cadastramento de uma senha pessoal para conferência do valor da “restituição”. A campanha inclui as compras efetuadas em outros segmentos da rede, como restaurante e farmácia.

“É importante frisar que o cliente só consolida sua participação no programa, efetuando pelo menos uma compra por mês, de qualquer valor. Se o cliente deixar de comprar no período de 30 dias, perde direito ao prêmio”, lembra Altair Magalhães. “A intenção é manter a fidelização do cliente e regularidade nas compras”.

Em todo o Estado o Modelo conta com carteira de 250 mil clientes, média de compras mensal de quatro vezes e tíquete médio de R$ 40. Por mês, a rede contabiliza cerca de 1 milhão de transações em todas as suas lojas.

CRISTO REI – Altair Magalhães informou que a loja matriz do Modelo, localizada no Cristo Rei, será reinaugurada na próxima semana. Além de ampliar o mix de produtos, a loja terá outros serviços como restaurante, peixaria, farmácia e fast food. Com a reforma e ampliação, a loja sairá dos atuais 900 metros quadrados (m²) para 2 mil m² de área construída.






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