Agecopa pode inserir projeto para asfaltar via principal
Moradores do Distrito do Coxipó do Ouro, em Cuiabá, estão animados com a possibilidade de inclusão do projeto de pavimentação asfáltica da principal via de acesso à região no pacote de obras da Copa de 2014. Ontem pela manhã, depois de um longo período de peregrinação por órgãos municipais, uma comissão de representantes da sede do distrito e de outras nove comunidades vizinhas teve um encontro com o secretário estadual de Infraestrutura, Arnaldo Alves de Sousa Neto, e o diretor de Infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito.
Brito e Arnaldo Neto informaram aos moradores e proprietários de chácaras que um projeto básico foi elaborando prevendo o asfaltamento da estrada a partir do cruzamento com a MT-251 (de acesso a Chapada dos Guimarães) até a sede do Coxipó do Ouro.
Mas a proposta ainda está na fase inicial, com pedido de estudo de impacto ambiental, por se tratar de área do entorno do Parque de Chapada dos Guimarães. A ideia, conforme Brito, é buscar recursos para as obras junto ao Ministério do Turismo.
Conforme Brito, o traçado seria o mesmo da estrada que há décadas serve a população local, os donos de chácaras e os turistas que visitam a região especialmente nos finais de semana. A via tem pouco menos de 20 quilômetros e seu acesso está a menos de 10 Km do trecho do Jardim Vitória. O asfalto dessa via cortará comunidades como Arraial dos Freitas, São Gerônimo, Colina Verde, Recanto Tranquilo, Terra Santa, entre outros.
Além disso, facilitará o acesso a um dos locais mais importantes do ponto de vista histórico para Cuiabá. Foi no distrito do Coxipó do Ouro, precisamente na comunidade Arraial da Forquilha, que surgiu Cuiabá. Essa região é dotada de vários atrativos histórico-culturais, entre os quais a Igreja de Nossa Senhora da Penha.
A presidente da Associação de Moradores do Coxipó do Ouro, Leila Soares Viana, diz que somente na área urbana do distrito são cerca de 250 moradores que vivem a expectativa da chegada do asfalto. Esse projeto, para ela, levará desenvolvimento econômico e turístico.
Comentários