Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 30 de Agosto de 2013 às 16:51
Por: Vinícius Tavares

    Imprimir


Novo secretário chega ao cargo sob fogo cerrado
Novo secretário chega ao cargo sob fogo cerrado
O advogado Rodrigo Figueiredo tomou posse na última quarta-feira (28) na Secretaria de Defesa Animal (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Foi um ato formal, sem alarde, divulgação ou qualquer publicidade por parte dele e do Ministério.


 
Com isso, ele não mais responde pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da prefeitura de Cuiabá, que é o escritório da capital em Brasília. Aliás, a saída de Figueiredo da prefeitura não ficou muito bem esclarecida.


 
Questionados pela reportagem sobre o paradeiro de Figueiredo, funcionários do escritório não souberam informar se ele ainda estava no cargo ou se já havia assumido o cargo no governo federal.


 
Junto com Figueiredo assumiu também o executivo Flávio Braile Turquino, que vai dirigir o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), mais importante órgão da Secretaria de Defesa Agropecuária. O novo diretor foi gerente de exportação da Agrícola Jandelle S.A. (Big Frango) e tem passagem por outras empresas como a Cargill.


 
De acordo com a assessoria de imprensa do Mapa, Figueiredo pediu para não atender a imprensa nestes primeiros dias de trabalho porque “precisa se inteirar das demandas que o cargo exige”. Também ficará fora de viagens neste primeiro momento.


 
A nomeação de Turquino acirra ainda mais os ânimos dos fiscais federais agropecuários, que estão há duas semanas em greve para protestar contra o que chamam de politização do mapa e por problemas internos de gestão e ingerência externa de grupos empresariais. 


 
Assim que foi nomeado. Há duas semanas, Figueiredo foi acusado pelo deputado federal Abelardo Lupion (DEM-PR) de ter sido indicado pelo PMDB a mando do frigorífico JBS para “operar esquema” que pode beneficiar grandes empresas de processamento de carne.


 
Rodrigo Figueiredo está sob fogo cerrado de parte da bancada ruralista no Congresso porque substitui a um dos homens mais qualificados para o cargo, o veterinário Ênio Marques, responsável por retomar as exportações de carne brasileira a diversos países depois do surto de vaca louca que atingiu rebanhos no Paraná.


 
Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Cuiabá, o prefeito Mauro Mendes (PSB) ainda não definiu quem será o novo secretário.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/10878/visualizar/