Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 04 de Dezembro de 2010 às 23:00

    Imprimir


Após cerca de 20 horas de greve dos controladores de tráfego aéreo, a Espanha já conseguiu realizar 412 de um total de 4.300 voos na fila de espera para serem reorganizados. De acordo com o jornal "El País" o governo promete consequências legais aos grevistas e a agência de aviação civil espanhola (Aena) manteve a previsão de até 48 horas para a normalização do setor.

A Aena elevou ainda para 650 mil o número de afetados e de acordo com o jornal "El País" os aeroportos espanhois já registram menos aglomerações.

No Brasil, somente um voo com destino a Madri decolou do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, na noite deste sábado, o JJ 8064, da TAM, às 21h15, informou a Infraero. Os dois voos da Iberia que partiriam de Cumbica a Madri, neste sábado, foram cancelados. São eles o 6824, que sairia às 17h55, e o 6820, que partiria às 21h35.

Para o domingo (5) há previsão de sete voos entre o Brasil e a Espanha, todos entre os aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e de Barajas, em Madri:

Chegadas de Madri:
Iberia 6825 às 8h20
Iberia 6821 às 20h05
TAM 8065 às 4h55
Air China 0907 às 15h40 (Pequim, com escala em Madri)

Partidas de São Paulo:
Iberia 6824 às 17h55
Iberia 6820 às 21h35
TAM 8064 às 20h55

PROCESSOS

A Aena "abrirá processos contra todos os controladores que não tenham ido trabalhar sem justificativa, independente das medidas já tomadas pela procuradoria, assim como das denúncias apresentadas pelos cidadãos", disse Alfredo Pérez Rubalcaba, um dos vice-presidentes de governo.

Já o ministro de Desenvolvimento, José Blanco, deixou claro que "haverá consequências para aqueles que abandonam seu posto de forma irresponsável, inexplicável e muito maldosa", acrescentando ainda que o governo vai "garantir a normalidade no Natal e após as festas", porque conta com os "mecanismos legais e está firmemente determinado a que isto não volte a acontecer", afirmou ao "El País".

LENTA RETOMADA

Ainda no início da noite, o Aeroporto Internacional de Barajas, em Madri, já tinha possibilidade de realizar 98 voos por hora, o que representa a capacidade normal dos terminais domésticos e internacionais da capital espanhola.

Mesmo assim, o ritmo atual ainda está muito abaixo disso. Às 18h45 locais (15h45 de Brasília), somente 38 chegadas e seis partidas tinham de fato ocorrido na cidade.

O principal problema a partir de agora, destaca o "El País", é que as companhias aéreas precisam reorganizar seus aviões e tripulações. Muitas chegadas haviam sido desviadas para outros países, e consequentemente as partidas que ocorreriam de Madri precisarão ser remanejadas já que as aeronaves não se encontram na Espanha.

Entre os voos que já estão sendo normalizados estão rotas para Moscou (Rússia), Zurique (Suíça), Dublin (Irlanda) e Túnis (Tunísia).

No entanto, a Aena esclareceu que a prioridade das companhias aéreas operando a partir do Aeroporto Internacional de Barajas é fazer chegar a Madri todos os voos que foram desviados para Portugal, e que na noite deste sábado retornam para América Latina e África do Sul.

A Iberia espera operar os voos noturnos a partir da meia-noite (21h em Brasília) das partidas para São Paulo, Cidade do México, Montevidéu, Buenos Aires e Santiago do Chile.

Segundo fontes do órgão que gerencia os aeroportos espanhóis, o Aena, ao longo do dia aterrissaram no aeroporto de Madri somente 21 voos.

A reabertura do espaço aéreo espanhol aconteceu depois que o governo decretou na manhã deste sábado o "estado de alerta", que "mobiliza" e põe os controladores aéreos sob disciplina e lei militares.

A decisão do Executivo foi adotada depois que os controladores fizeram um abandono em massa de seus postos na tarde da sexta-feira, causando o fechamento do espaço aéreo espanhol e um enorme caos nos aeroportos, que estiveram bastante movimentados nesses dias por conta de um feriado prolongado na Espanha.

REABERTURA DO ESPAÇO AÉREO

Mais cedo neste sábado o espaço aéreo espanhol foi decretado como totalmente aberto, anunciou o ministro de Infraestrutura e Transporte, José Blanco, falando à CNN Plus.

Dos 58 setores em que se divide o espaço aéreo espanhol, 28 foram reabertos, segundo a fonte, acrescentando, no entanto, que o tráfego aéreo ainda não foi retomado, pois os voos cancelados precisam ser reprogramados.

A volta dos controladores acontece depois que governo espanhol declarou estado de alerta pela greve dos controladores, segundo anunciou o primeiro vice-presidente do executivo, Alfredo Pérez Rubalcaba.

É a primeira vez que se declara o estado de alerta na Espanha desde a volta à democracia após a morte do ditador Francisco Franco, em 1975.

DISPUTA

A estatal aeroportuária Aena e os controladores há meses travam uma disputa envolvendo salários e condições de trabalho.

Os controladores não declararam greve oficialmente, mas vários deles se disseram doentes e começaram a abandonar seus postos por volta de 14h (hora de Brasília), segundo nota da Aena, que pede aos passageiros que evitem os aeroportos afetados.

A atitude causou o fechamento de todo o espaço aéreo espanhol, exceto a Andaluzia, no sul.

O governo decretou que a Aeronáutica passasse a exercer a direção do controle da navegação aérea.

Nesta semana, o primeiro-ministro da Espanha, José Luís Rodríguez Zapatero, anunciou a privatização de 49% da Aena, uma medida que foi criticada pelos sindicatos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/108839/visualizar/