Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 03 de Dezembro de 2010 às 06:03

    Imprimir


Quatro laboratórios temáticos (Biologia, Energética, Processamento e Conversão de Biomassa, Tecnologias de Coprodutos e Gestão do Conhecimento). Está é a estrutura moderna da nova sede da Embrapa Agroenergia colocada a disposição da pesquisa, do desenvolvimento e da inovação para a transformação de biomassa, resíduos agrícolas e industriais em energia renovável. Presente à solenidade de inauguração, nesta quinta-feira (02/12), o deputado federal Homero Pereira (PR-MT), afirmou que Mato Grosso será um dos mais beneficiados com esse centro de pesquisa. O Estado possui um agronegócio avançado com farta matéria-prima para a produção de energia. Homero representou na ocasião a Comissão da Agricultura.

“Embrapa atua na vanguarda, é responsável pelo ganho de eficiência no campo. Com esta unidade, os estados à frente em investimentos no setor de bioenergia contarão com uma estrutura inovadora. Mato Grosso tem vários empreendimentos no ramo e na produção agrícola, portanto, ganhará muito com o conhecimento produzido pela entidade”, afirmou o parlamentar

Mato Grosso recebeu, recente, investimentos na ordem de R$ 1 bilhão da ETH Bioenergia, para produzir etanol e energia elétrica a partir da biomassa de cana de açúcar. A usina, instalada em Alto Taquari (479 km ao Sul de Cuiabá) tem capacidade de processar 3,8 milhões de toneladas de cana e produzir 360 milhões de litros de etanol e 380 gigawatts (GWh) de energia elétrica. 

Segundo Homero, a usina em Alto Taquari é um exemplo, mas existem várias iniciativas privadas no Estado capazes de transformar biomassa em energia no Estado. "A Embrapa Agroenergia será fundamental para esses empreendimentos", reiterou.

A Embrapa Agroenergia conta com uma área de 9.445,73 m², na qual foi instalada também uma Central de Análise Químicas e Instrumentais e um complexo de plantas-piloto.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/108990/visualizar/