Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 30 de Novembro de 2010 às 11:16
Por: Claudia Moretz-Sohn

    Imprimir


Gustavo Pelizzon
Atual secretário de Saúde do Rio, Sérgio Côrtes, será um dos ministros de Dilma
Atual secretário de Saúde do Rio, Sérgio Côrtes, será um dos ministros de Dilma

Depois de escolher os principais nomes da equipe econômica , a presidente eleita, Dilma Rousseff , já decidiu quem será o ministro da Saúde. Após uma reunião de mais de três horas na noite de segunda-feira, na Granja do Torto, com o governador Sérgio Cabral, ficou acertado que o ministério será ocupado por Sérgio Côrtes, secretário de Saúde do Rio, conforme adiantaram nesta terça-feira as colunas de Ancelmo Gois e Panorama Político.

Dilma e Cabral conversaram durante o fim de semana sobre o assunto, mas o martelo só foi batido na reunião de segunda-feira. O cargo de Côrtes no estado deverá ser preenchido por Monique Fazzi, atual subsecretária-geral, mantendo o perfil técnico da secretaria.

Em entrevista à rádio CBN, na manhã desta terça-feira, o governador do Rio preferiu não confirmar a ida de Côrtes para Brasília.

- Depende dela (Dilma), mas a perspectiva é muito grande - disse, acrescentando. - Sérgio Côrtes no ministério da Saúde é uma contribuição do Rio para o Brasil.

No Rio de Janeiro, Côrtes foi o responsável pela implantação das Unidades de Pronto-Atendimento 24 Horas, as UPAs, que depois foram replicadas pelo governo federal para outros estados. Mas a ida dele para o Ministério da Saúde não tem relação somente com as UPAs. Segundo uma fonte do setor, Dilma espera que o atual secretário implemente na pasta projetos de prevenção e atenção à saúde básica, além de manter um olhar sobre a atenção à mulher. Na gestão de Côrtes, o Rio criou um Hospital da Mulher em São João de Meriti e um projeto para atender gestantes de baixo risco. Ainda na campanha, uma das promessas de Dilma foi a implantação de uma rede-cegonha para as gestantes.

Sérgio Côrtes tem 45 anos e é ortopedista com especialização em cirurgia de quadril. Antes de assumir a Secretaria de Saúde na gestão de Cabral, foi diretor-geral do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) e também médico da seleção masculina de vôlei.





Fonte: O Globo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/109314/visualizar/