MT Regional promove capacitação continuada de fruticultura em Nova Xavantina
A secretaria de Planejamento Estratégico (SEPE-MT) por meio do Programa MT Regional promove o curso de ‘Capacitação Continuada da Cadeia Produtiva da Fruticultura no Estado’, que será realizado no município de Nova Xavantina (660 km região Leste de Cuiabá). O curso é gratuito e destinado a técnicos e produtores rurais. A capacitação ocorrerá na Câmara Municipal, no dia 2 de dezembro, das 8h às 18h – o curso é gratuito. Para participar é preciso fazer as inscrições pelo e-mail nega_bier@hotmail.com ou no telefone (66) 3478-1221.
O coordenador da cadeia produtiva da fruticultura do MT Regional, Rodrigo Furquim, destaca que a capacitação é fundamental para transformar os técnicos em multiplicadores de informação e assim ajudar a difundir e disseminar as técnicas para fomentar a fruticultura em todas as regiões do Estado de Mato Grosso. O curso vai abranger quatro Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Médio Araguaia, Portal do Araguaia, Araguaia e Norte Araguaia. "Mato Grosso tem um clima favorável e um solo fértil para a plantação de diversas variedades de frutas. A nossa intenção é incentivar a produção e comercialização por meio das empresas âncoras. Ou seja, o produtor produz as frutas com total garantia da comercialização sem atravessadores”, enfatiza Furquim.
De acordo com o secretário-extraordinário de Projetos Estratégicos do MT Regional, Renaldo Loffi, explica que a fruticultura é uma das cadeias produtivas mais importantes no Estado. A meta é incentivar a plantação de frutas, Mato Grosso tem potencial para ser referência em fruticultura. “Os cursos de fruticultura vão atingir os 141 municípios do Estado, por meio dos 15 Consórcios Intermunicipais. Os municípios que já realizaram a capacitação foram Tangará da Serra, Sinop, Cáceres, Campo Verde. Para fechar o ano, Nova Xavantina encerra o ciclo de palestras de fruticultura”, comemora Loffi.
PARCERIAS
O projeto de Fruticultura envolve a secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Embrapa), Ministério da Agricultura (MAPA), secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), Prefeitura Municipal de Nova Xavantina, Câmara Municipal de Nova Xavantina, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade de Várzea Grande (Univag), Sociedade Mato-grossense de Fruticultura, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato / Senar-MT).
Comentários