Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 26 de Novembro de 2010 às 08:07
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


As gêmeas siamesas mato-grossenses Keroly e Kauany, 10 meses, devem ser submetidas a cirurgia de separação na próxima segunda-feira (29). As crianças chegaram ontem a São Paulo e estão internadas no Instituto da Criança (IC), do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, onde passam por exames para ver as condições de saúde.

A avó das crianças, Argentina Gonçalves Maurício, conta que a família está na expectativa para que a cirurgia ocorra logo e da melhor maneira possível. Ela afirma que a mãe das gêmeas, Selma Gonçalves Maurício Miranda, 31, entrou em contato ontem, anunciando a possibilidade da separação.

A avó conta que são meninas boazinhas e quase não choram. As crianças são ligadas pelo abdome. Argentina revela que é bastante difícil para cuidar e triste para as netas, que não têm independência. "A Selma não tem mais tempo para nada, passa o dia inteiro cuidando delas. Mas Deus há de abençoar que tudo corra bem na cirurgia", torce a avó.

A família é do município de Vale do São Domingos (491 Km a Oeste de Cuiabá). O custo da viagem até Cuiabá é arcado com recursos próprios e a ida a São Paulo recebeu ajuda do governo.

Este é o segundo caso de gêmeos xifópagos registrado em Mato Grosso. O primeiro aconteceu há 20 anos e as crianças morreram poucos dias após o parto. As meninas já entraram para história da medicina estadual como as gêmeas siamesas com mais tempo de vida. A descoberta da ligação das 2 crianças ocorreu no 6º mês de gestação e o nascimento ocorreu em Cuiabá. As meninas ficaram internadas no Hospital Universitário Júlio Muller.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/109755/visualizar/