Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 29 de Agosto de 2013 às 13:12

    Imprimir


A Associação Baiana dos Produtores de Algodão – Abapa promove, a cada semana, cursos sobre Segurança do Trabalho, ministrados pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães. De 26 a 30 de agosto, estão acontecendo os treinamentos de Segurança em Instalações em Eletricidade – NR10, no distrito de Rosário e Transporte de Trabalhadores Rurais, em Luís Eduardo Magalhães. A ação tem o apoio do Instituto Brasileiro do Algodão.


 
Capacitar os profissionais é uma das maneiras mais eficazes de impedir que um acidente ocorra. De acordo com a instrutora do curso de Transporte de Trabalhadores Rurais, Ana Paula Brandão, muitos acidentes podem ser evitados se as pessoas adotarem comportamentos corretos de segurança e se a lei for cumprida. “O excesso de velocidade, a falta de respeito à sinalização e o transporte adaptado de forma errônea são os principais riscos no que diz respeito ao transporte humano, por exemplo. Neste curso, os alunos aprendem sobre normas de trânsito, legislação, primeiros socorros, identificação de riscos, relações humanas e interpessoais. Os treinamentos elevam a autoestima do profissional e, através deles, o proprietário está protegendo seu bem maior, que é o capital humano”, afirma.


 
Segundo um dos participantes do treinamento, o gerente administrativo da Algodoeira Cotton Max, Rondinele do Nascimento, “é importante que o conhecimento e adoção de boas práticas de segurança sejam transferidos a todo o corpo de funcionários, de modo a conscientizar toda a equipe. O Ministério do Trabalho também exige que determinadas normas sejam cumpridas, então, o fato do trabalhador reincidir na desobediência com relação à adoção de medidas de proteção pode gerar dispensa por justa causa, disse. 


 
O cuidado com o trabalhador é uma política cada vez mais presente nas propriedades de algodão da Bahia. Minimizar ou mesmo eliminar o grau de insegurança a que os funcionários estão expostos é tarefa que exige a adoção contínua de medidas de controle. Por isso, é fundamental o treinamento dos empregados através de palestras e cursos que ensinem esses trabalhadores a reconhecer e controlar os fatores de risco nos ambientes e a correta utilização dos Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva (EPI’s).


 
Em setembro estão previstas oito turmas com os seguintes treinamentos: NR 13, NR 35, SESTR - Serviço Especializado em Segurança e Saúde no Trabalho Rural, Aplicação de Agrotóxico - NR 31 e Noções sobre procedimentos para resíduos produzidos na propriedade e NR 31 - Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura. No dia 23 de outubro, a Abapa também promoverá um treinamento sobre Boas práticas agrícolas na aplicação aérea e técnicas de redução de deriva com demonstração prática em aeronave Embraer.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/11025/visualizar/