Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 29 de Agosto de 2013 às 09:04
Por: Weverton Correa

    Imprimir


Integrantes do Movimento Sem Terra (MST) bloquearam a BR-163, agora há pouco, no quilômetro 890, a cerca de 30 quilômetros de Sinop, sentido Itaúba. Este é o quarto dia seguido de manifesto e apenas ambulâncias e viaturas policiais podem passar. Um dos representantes disse, ao Só Notícias, que a pista não deve ser liberada temporariamente às 12h, como ocorreu nos últimos dias, já que não houve avanço nas negociações com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Agentes da Polícia Rodoviária Federal estão no local.


 
O coordenador do movimento, Marciano da Silva, já afirmou que o manifesto deve seguir até o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) atender as reivindicações. O bloqueio seria para cobrar do Instituto agilidade no cumprimento do acordo firmado, que resultou na suspensão dos bloqueios no final de junho. É protesto também é contra o leilão da usina de Sinop, marcada para hoje, antes que assentados atingidos sejam indenizados.


 
Uma das definições no acordo feito com o Incra foi a visita de técnicos no assentamento 12 de Outubro para agilização da regularização fundiária. Ela realmente aconteceu, mas, segundo Marciano da Silva, deixou a desejar. "Eles vieram e não ficaram 30 minutos no local. Vimos que tudo vai continuar do mesmo jeito", destacou. Cerca de 200 famílias residem no assentamento.


 
Conforme Só Notícias já informou, o manifesto acaba prejudicando centenas de pessoas que trafegam pela rodovia que liga o Nortão a capital. Caminhões com cargas (algumas perecíveis) ônibus, profissionais liberais e muitos outros acabam tendo atrasos na viagem. Um caminho alternativo é por estradas vicinais em Cláudia, passando próximo ao assentamento Zumbi dos Palmares e um trecho da MT-423.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/11052/visualizar/