Períodos críticos de queimadas em Chapada são tema de exposição fotográfica
Esta aberta no Palácio da Instrução em Cuiabá a a exposição "Paisagem Ferida" do fotógrafo Fabio Motta. As fotos foram tiradas na Chapada dos Guimarães em um dos períodos mais críticos, onde o Parque Nacional estava devastado pelas queimadas.A exposição segue até o dia 30 de novembro.
A intenção da mostra fotográfica é realizar um paradoxo entre o cenário morto e o uso de materiais que evidenciam o vivo. Para realizar as fotos, o artista foi várias vezes à Chapada a fim de escolher e definir o cenário das performances e para conseguir o efeito necessário, o fotógrafo utilizou o tecido tule criano quedas d’água e cenas lúdicas.
Esta é a primeira mostra de Fabio Motta em Cuiabá e segundo ele a proposta de suas fotos é fazer com que haja uma conscientização. “Encontrar a Chapada naquele Estado foi uma tristeza, mas a intenção do meu trabalho não é o de fazer um protesto, mas chamar a atenção para as causas ambientais”, explicou o artista esclarecendo que para ele suas fotos são documentais.
Comentários