Notícias Meio Ambiente
Crime organizado cresce e já alcança mais da metade da Amazônia
Enquanto o desmatamento aumentou 85,3% entre 2018 e 2022 na região formada por nove estados, o comércio de madeira de lei cresceu 37,6% no mesmo período.
Desmatamento na Amazônia de MT cresce 8% em 2023
Apesar disso, em toda a Amazônia Legal, houve uma queda na taxa de desmatamento de 22%. A Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) foi procurada para comentar os dados, mas não deu retorno.
Onça-pintada resgatada em maior incêndio do Pantanal em MT é vista em rio com a pata machucada; vídeo
Os pesquisadores procuraram por Ousado por três dias depois que um guia de turismo da região disse ter avistado a onça, no sábado (19). Eles usaram dados fornecidos pelo colar de identificação colocado nos mamíferos e mapearam a área.
Governo e ambientalistas fazem acordo sobre redução de emissões
O acordo foi feito após a atual gestão do governo federal retomar a meta de cortar as emissões de gases do efeito estufa em até 48% até 2025 e em 53% até 2030, na comparação com os níveis de emissão registrados em 2005.
MPE apura causas da tragédia ambiental no Pantanal de Mato Grosso
Agora, o Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT) abriu inquérito civil para investigar os fatores ou motivos que levaram ao cenário atual, semelhante ao que ocorreu em 2020.

Indicador de área verde é quase 4 vezes maior que o recomendado em Cuiabá
Além disso, institui o Sistema Nacional de Informações sobre Arborização Urbana (Sisnau), para que os municípios incluam informações sobre arborização e utilizem esses dados em planejamentos.
MT tem mais de 2,2 milhões de pessoas sem acesso à rede de esgoto
Esse número corresponde a 62,8% da população mato-grossense, percentual que deixa o Estado na sétima colocação, dentre as unidades da Federação mais afetadas pela privação a este tipo de serviço.
MT deve ter temporais com rajada de vento de até 100 km/h
No sábado (18), há probabilidade de queda de granizo e ventos de 100 km/h no Sul de Mato Grosso do Sul; em São Paulo; Sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
Incêndio no Pantanal de Mato Grosso foi iniciado após queda de raios
Os incêndios que assolam o Pantanal desde o dia 3 de outubro, originados pela seca excepcional e frequentes raios na região, já resultaram na destruição de um milhão de hectares em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, conforme dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Incêndios atingem Transpantaneira, principal acesso ao Pantanal
Ao todo 256 pessoas trabalham no combate ao incêndio, mesmo durante a noite, porque a temperatura de mais de 40°C e os ventos fortes fazem as chamas avançar.