Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 11 de Novembro de 2010 às 20:02

    Imprimir


Mohammad Mostafaei, ex-advogado de Sakineh Ashtiani, condenada à morte no Irã, se reunirá com o papa Bento 16 e pedirá ajuda para melhorar a situação dos direitos humanos em seu país.

"Na semana que vem me encontrarei com ele", disse Mostafaei, que teve que deixar Teerã depois que o caso de Sakineh adquiriu repercussão internacional.

O advogado, que atualmente vive exilado na Noruega com sua mulher e sua filha, destacou que quando uma vida corre perigo é preciso solicitar a ajuda que for necessária.

"Eu, na qualidade de ativista, pedi ajuda e continuarei pedindo a vários organismos, inclusive ao papa, com quem me encontrarei na semana que vem, para melhorar a situação dos direitos humanos no Irã", declarou.

O advogado ressaltou que "a situação de Sakineh é específica, mas há muitos outros casos de apedrejamentos e execuções".

"Minha intenção é ir a distintas autoridades da comunidade internacional para que tomem decisões que melhorem a situação de outras vítimas e se conquistem maiores liberdades", acrescentou.

CASO SAKINEH

Em 2006, Sakineh Mohammadi Ashtiani, 43, foi condenada duas vezes à pena de morte por dois tribunais diferentes de Tabriz (noroeste do país) em dois processos distintos, acusada de participação no homicídio do marido e de ter cometido adultério, em particular com o suposto assassino do marido.

Um ano depois, a pena de morte por enforcamento pela participação no homicídio do marido foi comutada por dez anos de prisão por uma corte de apelações, mas a execução por apedrejamento foi confirmada por outro tribunal de apelações no mesmo ano.

Em julho deste ano, sob forte pressão internacional, Teerã anunciou que a condenação à pena capital havia sido suspensa e que o caso estava sendo reexaminado. Desde então, o caso volta à imprensa ocasionalmente com declarações de oficiais iranianos. O destino efetivo de Sakineh, contudo, continua sob questionamento.





Fonte: Efe

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/111058/visualizar/