MP promove curso de formação para conselheiros tutelares em Sapezal
Os conselheiros tutelares do município de Sapezal participaram, na última semana, de um curso de formação promovido pelo Ministério Público Estadual (MPE) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A capacitação, que teve duração de três dias, foi destinada aos conselheiros eleitos que tomarão posse este mês.
De acordo com o promotor de Justiça Caio Márcio Loureiro, o objetivo do curso é formar profissionais capazes de atuarem de forma mais consolidada na garantia da segurança, integridade e defesa dos direitos da criança e do adolescente. “A capacitação também possibilita o desenvolvimento de uma consciência sobre o papel do conselheiro tutelar como agente de transformação social”, ressaltou ele, que atua na Promotoria de Justiça de Sapezal.
Durante o curso foram abordados diversos temas como a legislação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), relacionamento entre Conselho Tutelar e MP, perfil do profissional, ética e aspectos administrativos do Conselho Tutelar. Os palestrantes foram o promotor de Justiça Caio Márcio Loureiro, a psicóloga e a assistente social do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Jamile Bavaresco e Janete Maria Skowronski Ostryzeck, respectivamente, a secretária municipal de Educação, Telma Bogucheski Ribeiro, e a presidente do CMDCA, Cristienne Gonçalves Pereira.
Também foram realizadas visitas às entidades de atendimento à crianças: Casa de Acolhimento, creches, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Sapezal (Apae), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Centro Preventivo de Educação e Capacitação (Cepec). Os conselheiros também visitaram a Delegacia de Polícia e o Núcleo da Polícia Militar e participaram de reuniões pedagógicas relacionadas ao Programa Integrado de Controle de Pais Ausentes (PICPA) em instituições de ensino da cidade.
Comentários