Há quase 20 anos no comando do Palácio Alencastro, tucano já articula candidatura à sucessão de Galindo
PSDB mira em 2012 para manter projeto de poder
Os 18 anos ininterruptos do PSDB à frente da Prefeitura de Cuiabá são o motivo maior pelo qual o partido já começa a avaliar um futuro nome para disputar as eleições municipais de 2012.
Mesmo diante do desgaste das últimas eleições (elegeu apenas um deputado estadual e um federal), o tucanato quer manter o projeto de poder na Prefeitura de Cuiabá.
Apesar de o PTB, do prefeito Chico Galindo, ainda significar a permanência do PSDB no poder do Palácio Alencastro, já que a vitória foi alcançada com o ex-prefeito Wilson Santos, não é descartada a possibilidade de se lançar um candidato tucano.
A avaliação foi feita, na semana passada, pela presidente regional do partido, deputada federal Thelma de Oliveira, que citou entre um dos prováveis nomes a serem colocados para a disputa o do deputado estadual reeleito Guilherme Maluf.
A parlamentar também citou o ex-senador Antero Paes de Barros e ex-prefeito Wilson Santos, que perderam, neste ano, a disputa pelo Senado e Governo do Estado, respectivamente. No caso de WS, por ele ter sido prefeito recentemente, a legislação não permite a candidatura ao mesmo cargo em 2012.
"Guilherme [Maluf] é um bom nome, porém temos outros do mesmo nível no contexto do partido que, certamente, serão bem discutidos e avaliados. O objetivo é procurar dar continuidade ao projeto de Poder, que já dura quase quase 20 anos", avaliou Thelma.
Sobre uma provável candidatura àeeleição do prefeito Chico Galindo - uma vitória do petebista, fatalmente, interromperia duas décadas de Poder -, Thelma reafirmou que o partido estará aberto a negociações e decidir pelo melhor caminho. "Apesar de ainda estar cedo, vamos discutir com calma o que é melhor para o PSDB", disse.
Confira os prefeitos de Cuiabá, desde 1992, pelo PSDB ou suas coligações:
Dante de Oliveira (PSDB) - 1993 a 1994
José Meirelles (PMDB - vice de Dante) - 1994 a 1996
Roberto França (PSDB) - 1997 a 2000
Roberto França (PSBD; após 2001, PPS) - 2001 a 2004
Wilson Santos (PSDB) - 2005 a 2009
Wilson Santos (PSDB) - 2010
Chico Galindo (PTB) - 2010 - 2012
Comentários