Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 02 de Novembro de 2010 às 07:36
Por: Jean Campos

    Imprimir


Passado o segundo turno da eleição presidencial, o PSDB inicia uma série de discussões sobre a escolha do novo presidente do diretório estadual, além da posição da legenda na eleição de 2012. A atual presidenta, deputada federal Thelma de Oliveira (PSDB), afirmou que a eleição do diretório deve acontecer neste mês, quando termina o seu mandato. A data deve ser confirmada pela direção nacional tucana que realizará eleição simultânea em todo Brasil. “O partido precisa conversar sobre os rumos que serão tomados. É muito importante o fortalecimento do grupo para a próxima eleição”, avaliou Thelma, lembrando que o PSDB esteve à frente da prefeitura da Capital nos últimos 14 anos.

A tucana cita nomes que podem compor as chapas: o ex-senador Antero Paes de Barros, o ex-prefeito Wilson Santos, o deputado federal eleito Nilson Leitão e o deputado estadual reeleito Guilherme Maluf. Nenhum deles confirma que estará na disputa. Conforme o regimento tucano, a deputada federal não poderá tentar reeleição no diretório.

Thelma assumiu o comando do partido com o mandato-tampão, em substituição a Wilson Santos, que, mesmo com a simpatia da Executiva nacional, desistiu do cargo para se preparar para a disputa ao governo do Estado, da qual saiu derrotado.

O deputado Guilherme Maluf defende uma chapa de consenso. Porém, ele opina que o próximo presidente, necessariamente, seja detentor de um mandato. Nesse caso, os nomes mais fortes seriam o dele e de Nilson Leitão.

Nesta semana, o PSDB deve conversar também com o prefeito da Capital, Chico Galindo (PTB). O petebista, que assumiu o Executivo com a renúncia de Wilson Santos, manteve a participação tucana na prefeitura após mudanças no secretariado. Apesar da decisão, os nomes não foram discutidos com a cúpula tucana. Mais que isso, Galindo deve discutir a permanência ou não da aliança com o PSDB.

Conjecturas apontam que Thelma de Oliveira e Guilherme Maluf poderiam disputar a prefeitura de Cuiabá. A estratégia vai de encontro com eventual candidatura à reeleição de Chico Galindo.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/111796/visualizar/