Disque-eleições do TRE funcionará normalmente no final de semana
Neste final de semana de eleições, dias 30 e 31 de outubro, a Justiça Eleitoral de Mato Grosso mantém em pleno funcionamento os serviços de atendimento telefônico gratuito aos eleitores. Por meio do disque-eleições, os eleitores poderão obter informações sobre os locais de votação, justificativa e outros temas. O atendimento é feito pelo número 148.
O eleitor que ainda tem alguma dúvida sobre o voto no segundo turno das eleições presidenciais em Mato Grosso deve se antecipar para evitar congestionamento nas linhas. Neste sábado, o serviço funciona das 8h às 18h. No domingo, das 7h às 17h.
O disque-eleições atendeu mais de 6 mil eleitores no primeiro turno das eleições. A demanda pelo serviço caiu drasticamente após o dia 3 de outubro. Até o momento, desde o dia 3 de outubro, apenas 150 pessoas procuraram o serviço.
A principal dúvida do eleitor é sobre a justificativa de ausência e também sobre voto em trânsito. "Registramos ocorrência de eleitores que querem votar em outra capital, bem como alguns outros que se cadastraram para o voto em outra cidade, mas gostariam de votar no local original", comenta Isabela Cristina Néspoli, coordenadora responsável pelo serviço de atendimento 148, que conta com 21 atendentes.
O voto em trânsito foi implantado nas eleições gerais deste ano, contudo, o eleitor que pretendia votar em outra cidade teve até o dia 15 de agosto para fazer o cadastro nas urnas preparadas exclusivamente para esse fim. O cadastramento foi específico para cada turno, possibilitando que o eleitor votasse em cidades diferentes entre o primeiro e segundo turno das eleições.
Quem se cadastrou para o voto em trânsito no segundo turno, não poderá votar na seção original. Ou seja, o eleitor foi desabilitado para o voto na seção eleitoral em que foi cadastrado no momento da emissão do título eleitoral.
Disque-denúncia
O Tribunal Regional Eleitoral também manterá ativo o serviço de disque denúncia, que atende pelo número 0800 647 8191. O funcionamento é das 8h às 18h neste sábado, e das 7h às 17h do domingo de eleições.
A Ouvidoria Eleitoral mantém a mesma estrutura do primeiro turno e trabalha em parceria com a Polícia Federal, Polícia Militar e Associação Brasileira de Inteligência (Abin), responsáveis pela investigações das denúncias relatadas pelos eleitores.
Comentários