Jornal é multado por divulgação de pesquisa eleitoral irregular
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou provimento ao recurso interposto pelo jornal Folha do Cerrado, de Alto Garças, e determinou aplicação de multa de R$ 53,2 mil. O veículo foi acusado de publicar pesquisa eleitoral irregular durante a campanha de 2008, a favor do então candidato a prefeito, Roland Trentini (DEM), que venceu o pleito com vantagem de 0,2% dos votos válidos.
Na época, o jornal atribuiu aos institutos Vetor e Ipec a amostragem que indicava Trentini cerca de 20 pontos à frente de seu adversário, Júnior Pitucha (PR). No entanto, a empresa nega que durante suas pesquisas o prefeito eleito tenha alcançado tal resultado. Os exemplares do jornal foram distribuídos à população uma semana antes das eleições.
A empresa de comunicação já tinha sido condenada pelo juiz da 8ª Zona Eleitoral de Alto Garças, Carlos Ferrari, mas recorreu da decisão. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou provimento ao recurso e o caso foi parar no TSE, que nesta quarta (20) manteve as decisões anteriores, retificando a condenação do veículo.
Comentários