Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 25 de Agosto de 2013 às 20:35

    Imprimir


Agentes penitenciários, representando a Secretaria de Estado e Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), retiraram na sede da empresa Rontam, em Tatuí (SP), os 10 veículos cela doados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) ao Estado. 



Os carros saíram da fábrica no interior paulista nesta sexta-feira (23.08) e, na próxima segunda-feira (26.08), vão ser apresentados em Cuiabá durante a abertura do Fórum Mato-grossense para Modernização e Humanização do Sistema Penitenciário, a ser realizado no Cenarium Rural. 



No último mês de junho, os veículos foram recebidos oficialmente em cerimônia organizada pelo Depen na própria fábrica. Na ocasião, o secretário adjunto de Administração Penitenciária, coronel Clarindo Alves de Castro, representou o secretário titular da Sejudh, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho. 



Os veículos zero quilômetro são furgão da marca Citroen Junper e Peugeot Boxer, motor 2.3 Turbo Diesel S-10. São dotados de tecnologia específica para garantir a segurança no transporte de reeducandos. Entre os equipamentos disponíveis há sistema de monitoramento por câmeras e sensor que indica quando a porta da cela é aberta. 



Os carros comportam até oito detentos. A segurança dos servidores também é assegurada nos novos veículos que contam entre outros itens, como o sistema de Air Bag para a proteção de impactos e ainda freios ABS que garantem frenagens mais seguras. 



Luiz Antônio destaca que os novos veículos vão reforçar a frota operacional do Sistema Penitenciário, além de sinalizar avanço nas escoltas e ainda condições dignas e humanizadas para o transporte dos que estão privados de liberdade. 



De acordo com o titular da Sejudh, o Depen tem se mostrado um importante parceiro do Sistema Penitenciário de Mato Grosso. 



Ele ressalta que o atendimento às diretrizes nacionais coloca o Estado em posição de destaque junto ao órgão. “Somos a quarta unidade da federação em maior número de veículos recebidos, atrás apenas de São Paulo (20), Minas Gerais (13) e Amazonas (11)”, pontuou.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/11309/visualizar/