Levantamento do BuzzMetrics, ferramenta do IBOPE Nielsen Online, aponta para a popularidade do humorista em comunidades como Orkut, Facebook e Twitter
Tiririca é destaque nas redes sociais
O candidato Tiririca, que tem roubado a cena nas Eleições 2010, já pode ser considerado um sucesso nas redes sociais. Segundo levantamento realizado pelo IBOPE Nielsen Online, Tiririca é um fenômeno mais popular até mesmo que os candidatos à Presidência da República.
De acordo com a ferramenta BuzzMetrics, que monitora os assuntos comentados nas redes sociais, o nome “Tiririca” adquiriu grande repercussão na chamada mídia social logo que teve início o horário eleitoral gratuito. O termo Tiririca foi citado mais de 1,5 mil vezes logo nos primeiros dias de exibição do horário e, em pouco tempo, essa marca atingiu o seu auge, com um pico de quase 3 mil menções.
Depois desse boom de comentários o nome do candidato reduziu gradualmente a intensidade de citações, voltando a níveis abaixo de 500 menções - embora ainda fossem acima das existentes antes do horário eleitoral gratuito. Mas, com a repercussão das pesquisas de intenção de voto para deputados federais e estaduais, que apontaram para a liderança do humorista na corrida eleitoral para a Câmara Federal, seu nome recuperou o fôlego e voltou a patamares elevados, com picos acima das mil citações.
Sobre o Buzzmetrics
Atualmente, a cobertura na língua portuguesa do BuzzMetrics é de mais de 4,5 milhões de blogs, 70.000 fóruns e 50 milhões de comentários. Por meio de uma palavra-chave é possível identificar quantas vezes empresas, marcas, produtos, campanhas ou eventos foram citados em redes sociais, blogs, microblogs, fóruns, vídeos e conteúdo online de mídias tradicionais.
A ferramenta não só permite o entendimento das percepções dos consumidores online, como também seu poder de influência: quanto se fala, quem fala e quem escuta, como e onde se fala, do que se fala e o sentimento que prevalece em cada comentário.
Sobre o IBOPE Nielsen Online
O IBOPE Nielsen Online é uma joint-venture entre o IBOPE Media - unidade de negócios do Grupo IBOPE especializada em pesquisa de mídia - e a americana The Nielsen Company. Líder mundial em mensuração do comportamento dos usuários da internet, a Nielsen Online está presente em dez países e conta com o maior painel de internautas do mercado - mais de 200 mil indivíduos monitorados. O IBOPE Nielsen Online, por meio de uma tecnologia proprietária, mede as atividades dos usuários na web, o movimento publicitário online e fornece dados sobre a internet no Brasil e no mundo.
Sobre o IBOPE
Multinacional brasileira de capital privado, o IBOPE é uma das maiores empresas de pesquisa de mercado da América Latina e fornece um amplo conjunto de informações e estudos sobre mídia, internet, opinião pública, intenção de voto, consumo, marca, comportamento e mercado. Seus principais negócios estão concentrados nas empresas IBOPE Media e IBOPE Inteligência.
Comentários