Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Quinta - 30 de Setembro de 2010 às 10:50
Por: Sissy Cambuim

    Imprimir


Termina nesta quinta (30) a veiculação do horário eleitoral gratuito nas emissoras de rádio e televisão. Nos programas exibidos nesta quarta (29), os concorrentes aos cargos de governador, deputado estadual e senador foram ao ar com mensagens de agradecimento ao apoio dos eleitores e, mais uma vez, pedindo votos para a população, numa tentativa de se consolidar no próximo domingo (3).

Com mensagens em clima de despedida, contando com a participação de familiares, os candidatos se dividiram entre aqueles que apenas utilizaram a vinheta padrão, principalmente nas campanhas proporcionais, com a apresentação de propostas que se repetiram durante o período de veiculação dos programas, e aqueles que preferiram incrementar a produção, trazendo cônjuges, filhos e até netos para pedir votos, como o concorrente à Assembleia, Carlos Avalone (PSDB).

Nas campanhas majoritárias, o exemplo foi seguido pelo candidato Wilson Santos (PSDB), que contou com a participação de sua esposa, Adriana Bussiki, pedindo que os eleitores, além de seus votos, conseguissem mais um voto para levar o tucano ao segundo turno. A exceção foi o candidato à reeleição, governador Silval Barbosa (PMDB), que se despediu do público apresentando uma denúncia contra seu principal adversário no pleito, conforme apontam as pesquisas de intenção de voto, Mauro Mendes (PSB). O peemedebista encerrou sua participação no horário eleitoral gratuito com uma denúncia contra o empresário.

Nesta quinta é a vez daqueles que pleiteam uma das oito vagas na Câmara dos Deputados fazerem a última aparição nos veículos de comunicação de massa em clima de campanha, devendo seguir a mesma linha para reforçar sua imagem junto ao público. A propaganda gratuita é um dos momentos mais esperados pelos candidatos para ganhar popularidade e chamar a atenção dos eleitores.

Ao todo, nesta primeira fase, a propaganda eleitoral gratuita, que teve início em 17 agosto, contou com 43 dias de exibição, sendo veículada duas vezes por dia, de segunda à sábado. Sempre às segundas quartas e sextas, os candidatos ao Governo, Assembleia e Senado se dividiam entre os 50 minutos de programa para a aprsentação de propostas. Às terças, quintas e sábados o espaço era destinado aos postulantes à Presidência da República e à Câmara Federal.

Em Mato Grosso, quem dispôs de maior tempo na corrida governamental foi Silval, que encabeça a coligação “Mato Grosso em Primeiro Lugar”, composta por 13 siglas. Ele contou com mais de 7 minutos de programa. O candiato tucano, líder de uma chapa com 8 legendas, teve cerca de 5 minutos, Mendes, referendado por quatro partidos, se apresentava em 3,5 minutos e, numa campanha isolada, o PSOL, do candidato Marcos Magno, dispunha de pouco mais 1,5 minuto.

Caso haja um segundo turno, os candidatos da majoritária que se emplacarem na disputa voltam ao ar já na próxima terça (5). Desta vez, o tempo de apresentação será dividido igualitariamente entre os dois candidatos, sem levar em consideração as coligações a que pertencem, como é feito no primeiro turno. Os programas serão exibidos diariamente até 29 de outubro.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/113585/visualizar/