Repórter News - reporternews.com.br
Brasil Eleições 2012
Quarta - 29 de Setembro de 2010 às 16:30

    Imprimir


O palhaço Tiririca é o destaque de artigo publicado na edição de quinta-feira (30) do francês "Le Monde". O correspondente do jornal no Brasil Jean-Pierre Langellier afirma que o candidato do PR à Câmara dos Deputados virou um concorrente formidável nas eleições e lembra que sua votação deverá eleger mais dois ou três deputados.

"Fiel ao personagem que interpreta desde os 8 anos de idade no circo, ele jogou ao extremo a carta do escárnio", diz Langellier, citando o slogan "pior do que está não fica".

A publicação afirma que o Brasil tem uma tradição de candidatos desse tipo como o rinoceronte Cacareco nas eleições de 1958.

O jornalista diz que os opositores de Tirirca argumentam que são vítimas de um processo injusto e que política é coisa séria. "Colunistas lembram que o fenômeno Tiririca, que mistura ignorância e cinismo, foi longe demais. Em vão", afirma Langellier.

O vespertino, que chega às bancas com a data do dia seguinte, ainda cita outros candidatos do gênero como os ex-jogadores Bebeto e Romário e a atriz pornô Cameron Brasil.

"A lei permite aos candidatos se registrarem com o apelido de sua escolha, desde que não ofendam ninguém", afirma o jornal, citando nomes como Barack Obama, Nelson Mandela, Pelé, Maradona e Madonna.

Segundo o artigo, a democracia brasileira é uma das mais vibrantes do mundo, com a maior parte da campanha acontecendo na televisão e no rádio em dois programas diários.

Dezenas de candidatos podem viver seus 15 segundos de fama com a maioria tendo apenas cinco segundos para falar, informa a publicação francesa. Os lemas são concisos: "Marcar um gol com Bebeto", "25866, o motorista de táxi do povo" ou "Contra burguês".

O texto finaliza descrevendo uma cena do presidente Lula, "em sua grande bondade", pedindo voto para três candidatos ao Senado do Rio. "Cada um pode se apresentar como "o candidato Lula"", diz.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/113674/visualizar/