Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Terça - 28 de Setembro de 2010 às 08:12

    Imprimir


Uma nova pesquisa do instituto Gazeta Dados, a quarta rodada, confirma o governador Blairo Maggi (PR) como praticamente eleito se as eleições fossem hoje com 64% das intenções de voto e indica um empate técnico entre os candidatyos Carlos Abicalil (PT), Antero Paes de Barros (PSDB) e José Pedro Taques (PDT). O petista obteve 29% das intenções de voto dos eleitores de Mato Grosso, enquanto o tucano e pedetista despontam com 28%.

As diferenças de Abicalil, Antero e Taques em relação à pesquisa realizada nos dias 18 e 19 de setembro, de 28%, 27% e 26% são mínimas, segundo análise do jornal A Gazeta, que circula hoje. Na segunda rodada, os índices já mostravam situação de empate técnico. Uma semana depois, o candidato petista cresceu um ponto, mesmo percentual do tucano, e Taques avançou 2 pontos.

Avaliando o resultado das pesquisas Gazeta Dados, desde o primeiro levantamento realizado entre 14 e 16 de agosto, a dança dos números alterou bastante a situação do pedetista Pedro Taques. Ele iniciou a disputa com 9%, foi a 17%, 26% e agora tem 28%, 19 pontos percentuais de crescimento num intervalo de cerca de 40 dias.

Já Antero aparecia com 29% na primeira sondagem, 26% na segunda, 27%, na terceira e chega a 28%. Carlos Abicalil partiu de 21%, foi a 28%, permaneceu com os mesmos 28% e agora está com 29%. Os demais nomes que estão concorrendo, Procurador Mauro (PSOL), Jorge Yanai (DEM) e Naildo Lopes (PV), apresentaram percentuais de 5%, 3% e 1%.

Desde a primeira rodada de pesquisa, o Gazeta Dados faz simulações do comportamento do eleitorado, estimado em 2.095.825 no Estado, a respeito do primeiro e segundo votos ao Senado. Para a 1ª vaga, Blairo Maggi chega a 54% das intenções de voto, acompanhado em segundo lugar por Taques, com 15%, Antero com 9% e Abicalil com 6%.

O total de indecisos é representativo e atinge 10%. Considerando as estatísticas do TRE, seriam mais 200 mil votos do conjunto de eleitores no Estado. Na amostragem, brancos e nulos reúnem 4%.

A pretensão do eleitor para a 2ª vaga ao Senado indica um quadro inverso com o petista na liderança ao atingir 23%, 2 pontos a mais que na pesquisa anterior. Ele é seguido por Antero com 19%, que também cresceu 2 pontos. Taques com 13%, um recuo de 2 e Maggi com somente 10%.

Neste caso, a soma de eleitores indecisos é muito elevada, alcançando 22%, 12% a mais que na decisão do 1º voto. Brancos e nulos são também maiores e sobem para 6%. A dúvida sobre a segunda vaga é que indica um quadro muito tenso ao Senado. Qualquer fato envolvendo os candidatos à senatória até o dia 3 pode alterar o comportamento do eleitor e levar os indecisos a optar por um determinado político. Com informações do jornal A Gazeta.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/113869/visualizar/