Dez municípios de MT detêm ao menos 500 focos cada um
Os dez municípios que mais queimaram em Mato Grosso este ano concentram acima de 500 focos de calor, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ribeirão Cascalheira (com total de 849), Paranatinga (740), São Félix do Araguaia (740), Cocalinho (642), Confresa (620), Vila Rica (582), Novo Santo Antônio (557), Rosário Oeste (544), Pedra Preta (522) e Barão de Melgaço (508) formam o ranking.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) vai verificar se os incêndios florestais apontados pelo satélite de referência NOAA-15 ocorreram durante o proibitivo de queimadas para, em seguida, proceder com as multas. As queimadas estão proibidas até o dia 30 deste mês.
O setor Jurídico da Sema é o responsável por averiguar os ilícitos ambientais. De acordo com o chefe de Fiscalização da Pasta, Paulo Serbija, 18 mil hectares de área localizada no entorno de reservas indígenas e assentamentos serão averiguados.
Líder em queimadas, Mato Grosso já contabiliza no período um total de 28.880 focos. Só em áreas rurais foram registrados, no período, 2.635 focos de calor.
Este ano, o fogo tem se concentrado com mais força na região do Araguaia, que também faz divisa com a Ilha do Bananal, no Tocantins, que também já queima há meses. Um dos líderes em queimadas, o município de São Félix do Araguaia, distante a 1.200 quilômetros de Cuiabá, já apresenta 879 focos de calor. Na região, não chove desde abril. Os assentamentos Dom Pedro e Mãe Maria, localizados no município, tiveram mais de 50% de suas áreas queimadas. Por lá, dois homens sofreram queimaduras graves na tentativa de salvar o gado de uma propriedade rural. Eles foram transferidos às pressas em uma aeronave para o Hospital de Urgência de Goiânia e continuam em estado grave de saúde. Um deles, José Muniz da Costa, teve 70% do corpo queimado.
Cuiabá está encoberta há dias por uma densa camada de poluição. Ontem, cogitou-se que o aeroporto Marechal Rondon estaria prestes a fechar a pista para pousos e decolagens. O setor de Controle Aéreo do aeroporto disse que o empreendimento ainda possui capacidade para operar tranquilamente via instrumentos e espera que o fechamento não aconteça.
Nem um dos cartões-postais de Cuiabá foi poupado. Ontem, um foco de incêndio foi combatido no Parque Mãe Bonifácia, mas logo controlado. Bem perto dali, parte da mata de cerrado do entorno do Centro de Eventos do Pantanal ainda queima. Três equipes do Corpo de Bombeiros combatem as chamas no local. Não chove na Capital há 75 dias.
Comentários