Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 23 de Setembro de 2010 às 10:37
Por: Alexandre Rolim

    Imprimir


Ruína da Missão Utiariti, as margens do Rio Papagaio, entre Campo Novo do Parecis e Sapezal
Ruína da Missão Utiariti, as margens do Rio Papagaio, entre Campo Novo do Parecis e Sapezal

O Ponto de Cultura Ninho do Sol, de Campo Novo do Parecis, recebe nesta sexta-feira, 24, o projeto “História no Ponto” da Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN) e da Secretaria de Programas Culturais do Ministério da Cultura, que estará acontecendo em Campo Novo do Parecis até sábado, 25.

O Ninho do Sol foi um dos doze Pontos de Cultura, de todo o Brasil, selecionados pelo projeto, em Mato Grosso foi o único escolhido.

As ruínas da Missão Jesuíta de Utiariti, às margens do rio Papagaio, na divisa dos municípios de Campo Novo do Parecis e Sapezal, serão o foco do projeto. Tais ruínas possuem quase oito décadas de história envolvendo diversas etnias indígenas da região e a Companhia de Jesus da Igreja Católica.

No local, foi construído um complexo de prédios a partir de 1930, incluindo a primeira escola indígena de Mato Grosso. A grosso modo, a cultura e as crenças do ‘homem branco’ foram impostas aos índios das etnias Paresí-Haliti, Manoki, Enawenê-Nawê, entre outras, durante mais de 40 anos.

A poucos metros do que restou das estruturas de concreto “levadas pelo não-índio em lombos de jumento”, pode-se ver o Salto Utiariti, uma cachoeira com queda d’água de aproximadamente 100 metros. Tal salto é propício para a prática de esportes radicais como o rapel.

Na tarde de sexta-feira será feito um debate (Educação Visionária) com Patrícia Woolley, Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e a noite ocorrerá o Festival Ninho do Sol no Plenário do Fórum, com apresentações de dança, teatro, capoeira, música e exposição de artes plásticas.

No sábado, a equipe da RHBN visitará as aldeias Sacre II, Bacaiúval e Utiariti. Próximo desta última estão localizadas as ruínas da Missão, as margens do Rio Papagaio, na Terra Indígena Tirakatinga, da etnia Nhambikuara.

O Ponto de Cultura Ninho do Sol é uma iniciativa do Teatro Ogan e tem entre as suas diretrizes a preservação da cultura e do patrimônio material e imaterial dos índios Paresí-Haliti.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/114433/visualizar/